O maior objetivo de um blogueiro profissional é cativar seus leitores. Todos que entram no artigo e desejam ler o texto devem gostar do que viram e acabar observando outros. O segredo está em transformá-lo em um leitor fiel e fã do seu blog.
Existem algumas maneiras de descobrir como está a aceitação do seu blog pelo público.
Por exemplo, verificando quantos curtir há em sua página, bem como seguidores no Twitter, além de assinantes da sua lista. Outra maneira muito utilizada é a partir do Google Analytics: verificando a taxa de rejeição.
- Dicas Para Abaixar A Taxa De Rejeição Do Seu Blog
- O que é taxa de rejeição?
- Como abaixar a taxa de rejeição do seu blog
- 1# – Ofereça conteúdo de qualidade
- 2# – Mostre outras opções de leitura na lateral
- 3# – Utilize texto de âncora para outros artigos
- 4# – Coloque banners sutis no layout
- 5# – Aposte em artigos “diferentes”
- Conclusão
- E você, o que faz para abaixar a taxa de rejeição do seu blog? Deixe seu comentário!
Dicas Para Abaixar A Taxa De Rejeição Do Seu Blog
Inúmeros blogueiros lutam diariamente para abaixar a taxa de rejeição do seu blog, pois acham que é ruim ter uma taxa tão alta. Primeiramente, você sabe o que taxa de rejeição? Então, confira os detalhes antes de aprender como diminui-lo.
O que é taxa de rejeição?
Na própria definição do Google, “taxa de rejeição é a porcentagem de visitas a uma única página (isto é, visitas em que uma pessoa sai de seu site pela mesma página em que entrou)”.
O que isso indica?
Mostra que ela não leu mais nenhum artigo do seu repertório além daquele pela qual ela chegou ao seu projeto.
As razões podem ser das mais diversas, desde falta de estímulo para continuar no blog ou baixa qualidade do conteúdo, o que a afugentou do seu empreendimento.
Tenha uma visão bastante crítica quanto ao seu blog e nunca deixe de pedir opiniões aos seus amigos e familiares.
- Como Fazer Um Blog Ficar Popular?
Como abaixar a taxa de rejeição do seu blog
Entre no seu Google Analytics e veja a sua taxa. Não existe um número bom ou ruim, pois tudo depende de qual o nicho em que você atua.
Além disso, em artigos voltados para conversão, a taxa de rejeição pouco importa, desde que a pessoa realize a ação que você deseja. Por isso, veja o seu objetivo como um todo. A taxa de rejeição pode não ser tão determinante nas metas do seu projeto.
De todo o modo, quanto mais você puder diminuir, melhor! Com estratégias simples e básicas você pode melhorar o seu blog e cativar mais leitores.
Confira nossas 5 dicas para abaixar a taxa de rejeição do seu blog!
1# – Ofereça conteúdo de qualidade
A primeira dica não poderia ser mais óbvia! Um conteúdo de qualidade é fundamental para o visitante gostar do seu blog.
Ao entrar em um artigo seu e gostar, ele lerá os outros por acreditar que seguirão o mesmo padrão. Por isso, não adianta pensar em SEO, monetização e coisas deste tipo; foque-se na qualidade do que está escrito nos artigos.
Estude o máximo possível para dominar o nicho e poder agregar informações úteis. Aprender mais sobre a língua portuguesa também é essencial para transmitir tudo que você sabe de maneira que todos possam entender e se divertir.
2# – Mostre outras opções de leitura na lateral
Por mais que o leitor veja o seu artigo e goste, ele necessita saber o que mais você oferece de legal para ele. Há muitos blogueiros que enchem a lateral de blocos de anúncios publicitários para ganhar dinheiro e se esquece de colocar os outros artigos que oferece no blog!
Existem diversas maneiras de implementá-los na sidebar. Há alguns com imagens pequenas (thumbnails) e o título; só o título; ordenação por popularidade; e muito mais. Você pode realizar testes e ver qual deles ajuda mais a diminuir a taxa de rejeição.
O importante é utilizar um espaço da barra lateral para promover seus próprios textos!
3# – Utilize texto de âncora para outros artigos
Esta é uma das maneiras mais efetivas de abaixar a taxa de rejeição do seu blog. Ao longo do texto, pegue palavras relacionadas a outros artigos escritos pelo seu blog e crie um hyperlink. Faça questão de destaca-lo do restante do artigo, para chamar a atenção do leitor!
Por exemplo, se você estiver falando sobre ganhar dinheiro com blogs, pode linkar seus artigos de Afiliados e Produtos quando estas palavras surgirem no texto.
As chances de a pessoa clicar são altas, pois ela ficará tentada em verificar mais detalhes sobre os assuntos abordados.
Além disso, o Google dá bastante importância para os anchor texts, então, utilize sabiamente e sempre pensando no seu leitor!
4# – Coloque banners sutis no layout
As imagens têm muito mais apelo do que textos. Portanto, você pode colocar banners de artigos seus dentro do artigo, na barra lateral e/ou no topo, a fim de aumentar as visitas nos textos em questão.
Uma boa estratégia é colocar imagem no meio do artigo. Mas tome cuidado! Não pode atrapalhar a leitura, por isso deve ser algo sutil e que se misture com o seu layout, sem ficar tão feio e extremamente apelativo (quase desesperador).
5# – Aposte em artigos “diferentes”
Esta dica é bastante interessante e funciona muito bem. Em vez de ater-se àqueles artigos comuns que escrevemos, vez ou outra podemos mudar um pouco a maneira como redigimos para aumentar as visualizações, e diminuir a taxa de rejeição.
Confira os 2 exemplos abaixo:
- Artigos-sumário – Pegue 10 artigos que você já escreveu e faça um Top 10, por exemplo. Vamos supor que seu blog seja de cinema, então, você terá vários artigos de terror. Pegue os melhores e faça um ranking, colocando uma pequena sinopse dele e uma chamada: “Para mais detalhes sobre o filme, clique aqui”. Assim, o artigo pode gerar 3, 5, 8 ou 10 visitas extras!
- Dividir em partes – Você pode fazer um artigo em “Parte 1”, “Parte 2” e “Parte 3”, assim, a pessoa ficará ligada nas suas próximas publicações ou caçará pela continuação. É mais visitas na certa, principalmente se o assunto for legal! Tome cuidado, apenas, para não escolher um tema chato, que não propicie tantas continuações legais e que prendam o leitor.
Conclusão
Existem varias formas de abaixar a taxa de rejeição do seu blog, mas há aquelas que são mais eficientes, como vimos ao decorrer do artigo. Por tanto, caso você esteja passando por um momento desagradável com seu projeto e sua taxa de rejeição anda alta, é bom analisar o que há de errado.
Com as dicas aqui citadas podem ajudar muito, mas isso também depende do seu nicho de atuação. No meu caso eu não me preocupo muito, pois aqui o que vale é a conversão. Mas se você tem um blog de humor por exemplo, é bom ficar de olho no desempenho do seu blog.
E você, o que faz para abaixar a taxa de rejeição do seu blog? Deixe seu comentário!
DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês.