Aumente Sua Produtividade Com a Técnica Pomodoro

Produtividade, algo tão importante para quem trabalha na internet ou em qualquer outra área. No entanto, isso nem sempre é possivel, é muito comum nos vermos abatidos e completamente improdutivos. Já escrevi um artigo ensinando à como ser mais produtivo, mas hoje trago outra novidade. Trago uma técnica de produtividade intitulada Pomodoro!

Essa técnica foi criada por Francesco Cirillo, que durante seus tempos de faculdade tinha muita dificuldade em estudar, pois ele se distraia toda hora.

Em uma tarde Francesco decidiu pegar um pequeno timer de cozinha, em formato de tomate, e colocou 10 minutos, para se focar só nos estudos, sem nenhuma outra interrupção.

Aumente Sua Produtividade Com a Técnica Pomodoro

Com alguns ajustes a técnica ficou perfeita, resultando até em um livro criado por Francesco, com o nome de The Pomodo Technique. O timer de cozinha em forma de tomate (pomodoro, em italiano), se tornou o símbolo e nome da técnica.

Como Utilizar a Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é muito simples e eficaz. No primeiro dia de uso você já percebe seu potencial.A técnica é um ciclo onde você deve se dedicar a uma tarefa, somente a essa tarefa, durante 25 minutos.

Não pode parar para nada, nem para beber água. Se tiver vontade de beber água durante o ciclo você terá que anotar em um papel, e após o término dos 25 minutos você estará liberado para fazer o que anotou.

Não adianta se você se lembrou de uma ligação urgente, de um relatório que você tem que fazer ao seu chefe, de um aviso que você tem que dar a um funcionário, enfim, você não pode parar para nada!

De forma alguma pare seu Pomodoro. Você só estará livre ao terminar os 25 minutos exatos. Um Pomodoro começou ele terá que terminar. Não pode parar no meio de um Pomodoro.

Ao terminar um Pomodoro você tem 5 minutos de descanso, onde poderá beber água, se alongar, limpar a mesa, dar uma caminhada, etc. Fazer o que você quiser.

Após esses 5 minutos comece outro Pomodoro, depois que terminar mais 5 minutos de descanso, até chegar ao quarto Pomodoro.

Ao terminar o quarto você terá 30 minutos para fazer o que quiser. Aproveite para dar uma caminhada, alongar bem, comer uma fruta, arrumar sua mesa de trabalho, descansar os olhos, lavar o rosto…

Essas pausas entre os Pomodoros servem para descansar a mente. Você nunca deve fazer uma atividade pesada nesses minutos, como a que você acabou de fazer durante o ciclo anterior.

Caso você tenha terminado uma tarefa no meio do Pomodoro, use o resto do tempo para fazer uma tarefa mais simples, como ler e responder e-mails.

Não tenho um Timer, o que Fazer?

Um timer de cozinha seria o ideal (aquele mecânico que gira), pois mostraria as pessoas ao seu redor que você está em um ciclo de um Pomodoro, então não pode ser interrompido sobre circunstância nenhuma. Também iria ser uma janela a menos no seu navegador, te livrando de mais distrações.

Mas não se preocupe se você não tem um, pois a extensão Chromodoro, para Google Chrome, dá conta do recado. Baixe o Chromodoro aqui.

Tenha uma folha

Tenha sempre uma folha para anotar o número de Pomodoros, assim no final do dia você conseguirá ver onde exatamente gastou seu tempo, vendo se o que conseguiu produzir foi satisfatório.Assim poderá melhorar sua técnica excluindo algumas atividades fúteis e/ou adicionando outras mais importantes.

Lembre-se também de ter outra folha para anotar aquelas “atividades intrusas”, que você lembrou que tinha que fazer no meio do Pomodoro. Assim você se lembra de fazer tudo, podendo até separar um Pomodoro para fazer essas atividades, se forem muitas.

Observações

1 – Se você tem uma tarefa muito grande que não é encerrada em um ciclo, diminua ela em tarefas menores. Siga o ritmo normal de Pomodoros, que pouco a pouco você vai terminando ao todo aquela tarefa.

2- Faça uma lista de atividades antes de começar os ciclos de Pomodoros. Assim você sabe exatamente o que fazer após o término de alguma tarefa, não perdendo tempo. Tente fazer listas com cinco atividades. Após terminar essas faça outra lista com mais cinco.

3 – A técnica é modificável. Você ao invés de ficar 25 minutos realizando a atividade e 5 descansando, pode mudar para 40 minutos realizando a tarefa e 10 descansando. Fica a sua escolha. O importante é ter um tempo para realizar a tarefa e outro suficiente para descansar a mente.

4 – Informe as pessoas ao seu redor que você está utilizando o Pomodoro, por isso não pode ser incomodado. Quanto menos interrupção mais você consegue fazer, e quanto mais você consegue fazer mais tempo livre você ganha.

5 – Essa técnica não deve ser usada em atividades de lazer, como ler um livro, pois só limitaria esse momento, que deve ser usufruído

6 – Quando estiver fazendo em um ciclo você não deve se distrair com nada. Ou seja, feche Facebook, Twitter, sites/blogs, vlogs, etc. Feche tudo! Só deixe o que você vai usar. O objetivo do Pomodoro é você focar 100% na tarefa que está fazendo, sem nenhum tipo de interrupção.

Conclusão

A técnica Pomodoro é excelente para aumentar a produtividade. Por tanto, sempre quando puder faça uso dessa técnica, pois será muito benéfica para seus negócios. Além disso, você se encontrará mais disposto, com maior rendimento além de ficar mais produtivo.

Rei Da Renda