Vale a pena trabalhar pela internet?

Vale a pena trabalhar pela internet?

Essa é uma pergunta que muitos dos novos profissionais se fazem ao entrar nesse mercado e se espantar com a quantidade de possibilidades e com as dificuldades na mesma proporção, ou quiçá maiores.

Mesmo quando os grandes expoentes do mercado são questionados a respeito de dúvidas, as respostas costumam ser um tanto vagas, e as chances de ser levado por métodos infalíveis e estratégias de ganhos rápidos e se frustrarem são frequentes. Daí a pergunta.

Não vamos lhe dizer aqui se vale a pena ou não.

Em vez disso, vamos apresentar tópicos de importância para sua reflexão, e você mesmo deverá chegar a essas conclusões.

Vale a pena trabalhar pela internet? Sim ou Não?

Embora fértil em possibilidades e com casos reais de ganhos na internet, é necessário empenho e uma dedicação diferentes do habitual, para se conquistar a independência financeira nesses meios virtuais.

Vale a pena trabalhar pela internet

O Perfil de quem trabalha na internet

Seja trabalhando em casa ou em escritórios, com um negócio próprio ou prestando serviços a terceiros, trabalhar na internet exige um perfil profissional bem distinto, que a maioria das áreas que estão crescendo financeiramente pedem.

E isso não quer dizer necessariamente uma formação acadêmica específica, embora áreas como marketing, jornalismo, administração, engenharia de produção, e ciência da computação saiam na frente, pela sua relação com a web.

Profissionais que desejem trabalhar com a internet precisam ser proativos, dinâmicos, criativos e pacientes; uma vez que a internet se atualiza e expande de maneiras cada vez mais rápidas, todos os que desejam trabalhar nela permanentemente precisam estar prontos para se adaptar, e, se possível, anteciparem a essas transformações, o que significa estar sempre se atualizando com informações e cursos.

Quanto à criatividade, esse é o ponto importante para criar sua identidade na rede.

Não é necessário reinventar a roda se não quiser (ou tente. Quem sabe o que você pode trazer?), mas trazer propostas interessantes e fora dos clichês ajudam a mantê-lo em destaque, sendo a melhor forma de se manter atualizado em sua área.

Por fim, paciência é uma das mais importantes características de um profissional que deseje trabalhar na web.

A menos que já possuam recursos para um investimento inicial, conseguir dinheiro com o próprio negócio leva tempo e dedicação, tanto quanto um negócio nos meios físicos, e nem sempre há os retornos esperados nos primeiros meses.

Mantendo o foco e sabendo como direcionar seus esforços, é possível ter ganhos com a internet de maneira prática e estável.

Mas como direcionar seus trabalhos?

Áreas em crescimento na web

Antes de mais nada, primeiro é necessário que você saiba como trabalhar na internet. Você será um profissional freelancer, que irá oferecer seus serviços para empresas e clientes particulares, ou ter uma empresa própria?

banner meio artigo 2

Caso seja um empreendedor, que tipo de empresa você irá criar, mais voltada para vendas, ou prestação de serviços? E independente das categorias, como você pretende se apresentar ao mercado?

Todas essas perguntas precisam estar bem fixadas em sua cabeça, para que possa escolher uma área de acordo com suas pretensões. Atualmente, podemos citar as seguintes áreas em crescimento, lembrando que a lista não se resume a essas alternativas, mas sim, serve mais como uma referência:

E-Commerce

Uma das áreas vistas inicialmente com descrença, depois com desconfiança, e atualmente o Brasil caminha para ser o quarto maior mercado do planeta.

Com opções nas mais diversas áreas, o comércio virtual têm sido a saída para muitas pessoas que procuram produtos dos mais variados tipos, que não são facilmente encontrados em lojas convencionais.

SEO e SMO

Voltado para todos os tipos de empresas que queiram interagir com a web, as técnicas para ser bem ranqueados pelas ferramentas de buscas são um dos requisitos básicos para se ter destaque.

E as redes sociais, apesar de entrarem nesse nicho, também precisam de um direcionamento próprio, o que demanda profissionais de qualidade e familiarizados com ferramentas de gestão de mídias.

Blogging

A forma mais básica de divulgação de conteúdo pela internet é através dos blogs e sites. E sua importância cresceu tanto, que hoje sites de renome procuram manter canais com conteúdos cada vez mais atualizados, visando a atenção do seu público. Para quem procura prestar serviços, é uma boa área para se investir.

Vlog

Equivalente audiovisual ao blogging, os canais do youtube movimentam grande quantidade de propagandas e investimentos por parte das empresas, por conta de dois pontos importantes: a qualidade dos conteúdos, e a presença dos vloggers.

A união de um roteiro, edição de vídeo e carisma de seus apresentadores são bons chamarizes para investimentos.

Aplicativos

Relacionado diretamente ao tópico seguinte, o desenvolvimento de aplicativos para smartphones, tablets ou mesmo redes sociais está em alta, desde jogos simples e casuais a ferramentas que auxiliem o dia a dia do público.

Saber quais áreas ainda não foram exploradas e como ser criativo nelas é a chave para conseguir se destacar nesse mercado.

Mercado Mobile

Apesar de ser bem recente, há uma área muito fértil para se desenvolver no ramo de smartphones e mobiles. Já estão tão presentes, que hoje as empresas não só pensam nos meios habituais, mas em maneiras de chegar ainda próximos de um público que está 24 horas conectado à internet. Aqui está uma oportunidade para começar seus trabalhos e sair na frente de quem ainda está pensando em como agir.

Então, vale a pena trabalhar na internet?

Com tudo o que foi apresentado acima, entre áreas de trabalho e perfis de profissionais, você já consegue decidir se vale investir na web como local de trabalho. Os riscos são tão grandes quanto investir num negócio físico, exige muita dedicação e vontade de aprender, e humildade para saber onde erra para realizar melhores trabalhos.

No fim, se você sente o ímpeto de desbravar áreas novas e botar em práticas projetos até então impensáveis, a internet é o campo ideal para você. Se você tem uma ideia boa, mas não sabe por onde começar, a internet vale como um campo de testes.

Se você já é um velho de guerra e procura aplicar velhas fórmulas de maneiras ousadas, ela também vale a pena. Mas se não está disposto a arriscar, procure outra área por um momento até se sentir seguro para entrar na internet.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.