Melhore Suas Relações Interpessoais e Impulsione Sua Carreira

Melhore Suas Relações Interpessoais e Impulsione Sua Carreira

Este é um Guest Post deRodrigo de Oliveira Rodrigues, CEO da Acesso Shop

As pessoas passam mais tempo em seus locais de trabalho do que em suas próprias casas. As empresas representam, para os seus colaboradores, mais que o espaço onde prestarão seus serviços, mas um ambiente onde passarão a maior parte de seus dias.

A maneira como esse ambiente é estruturado influencia na qualidade de vida dos profissionais que ali trabalham, assim como interfere no próprio funcionamento da empresa. Muito se discute o papel dos relacionamentos interpessoais para os bons resultados individuais e da organização como um todo. Acredita-se que o clima organizacional – que constitui a atmosfera psicológica de uma empresa – reflete diretamente no desempenho profissional e pessoal dos colaboradores.

Uma organização se faz com pessoas. Também com máquinas, muitas vezes, mas com pessoas essencialmente. Os seres humanos são dependentes entre si e se relacionam uns com os outros. Sendo assim, onde há indivíduos, há relações interpessoais.

Cada pessoa, com sua forma de pensar, transmite uma ideia, assim como recebe ideias dos outros. Em uma empresa, onde o fluxo de ideais é constante, as relações humanas devem ser bem dirigidas para estabelecer, diante melhor entendimento, o máximo de aproximação entre os indivíduos. O objetivo deve ser sempre o suprimento das necessidades comuns. E quanto mais positiva a relação interpessoal, maior a possibilidade de coesão e de progresso.

Um grupo social, por menor que seja, é formado por laços de amizade, de simpatia ou mesmo de antipatia. Esses laços podem reforçar a coesão do grupo ou destruir sua eficácia. Sendo assim, muito as empresas buscam harmonizar as relações entre seus funcionários. A tarefa é complicada, principalmente se considerarmos a concepção individualista que temos consolidada na sociedade moderna.

Vivemos em um mundo onde as pessoas são ensinadas a competir umas com as outras desde cedo, e são educadas para estudar e trabalhar sem pedir auxílio. Naturalmente, se torna difícil vencer a individualidade que está arraigada em cada ser humano.

Ainda deve-se considerar a globalização e os adventos tecnológicos como fatores que colaboram para a extinção do contato direto entre pessoas. Entretanto, o ambiente corporativo ainda exige a soma de esforços em prol do grande grupo. Aqueles que pensam coletivamente se destacam dos demais, pois têm seu trabalho otimizado.

Para que se aprenda a trabalhar em equipe, é preciso passar por um intenso processo de autoconhecimento e de aceitação da limitação do próximo. Conhecer a si e aos colegas possibilita ao profissional aperfeiçoar suas falhas com a habilidade do outro e vice-versa. Para que as adversidades modernas não atrapalhem seu desempenho profissional, você precisa trabalhar em equipe, assim como a equipe precisa aprender a trabalhar com você. Confira e compartilhe algumas dicas que impulsionarão os relacionamentos interpessoais na sua empresa:

banner meio artigo 2

 Melhore Suas Relações Interpessoais e Impulsione Sua Carreira Dicas

Melhore Suas Relações Interpessoais e Impulsione Sua Carreira

1) Conheça seus colegas

Não basta saber apenas o nome. É importante conhecer com quem se está trabalhando. Somente assim você saberá o que exigir e o que esperar de cada colaborador. Cobrar demais de quem não pode responder às suas expectativas gera desgaste na equipe. Igualmente prejudicial é exigir pouco daqueles que podem acrescentar muito mais à empresa.

Outro aspecto interessante é que, se você conhece seus colegas, pode identificar variações de humor, indisposições ou quaisquer empecilhos comuns do dia-a-dia que venham a atrapalhar o desempenho no trabalho. Nos dias ruins, você, como colega, deve ser compreensível e fazer o máximo para que isso não comprometa o resultado final da equipe.

2) Interaja com os colegas

Estabeleça conexões e trocas com os seus colegas de trabalho. Além de estimular o fluxo de conhecimento entre os profissionais, isso ajuda a construir um relacionamento conciso e de confiança entre o grupo. A interação no ambiente de trabalho torna o clima mais leve e agradável. Pessoas descontraídas, geralmente, são as mais motivadas a trabalhar.

3) Seja acessível

É importante que as pessoas tenham fácil acesso a você. Não crie barreiras, esteja disponível para que seus colegas possam te contatar. Abra-se para eventuais queixas sobre seu trabalho, assim como para os elogios. Ser ouvinte é muito importante nas relações interpessoais. Estabelecer um canal de comunicação para o grupo pode ser muito interessante, não apenas para esse tipo de contato, mas para outras interações necessárias.

4) Reconheça erros e acertos

Dê a importância devida a cada profissional da organização. É preciso saber reconhecer todo e qualquer esforço individual que some à equipe. Do mesmo modo, se alguma atitude estiver atrapalhando o desempenho do grupo, identifique e relate ao responsável. Lembre-se sempre de ser muito sutil e delicado nesses momentos. Tanto uma crítica excessivamente dura como um elogio muito envaidecedor podem ser perigosos quando lançados em um grande grupo.

5) Motive a equipe

Seja um incentivador dentro da sua equipe. Estimule os seus colegas a dar passos maiores. Instigue mudanças e grandes conquistas. Mas, para ter essa liberdade, é preciso desenvolver a relação interpessoal ao máximo. A intimidade no trabalho é uma conquista que vem das boas relações entre colegas.

 Este  foi um  Guest Post de Rodrigo de Oliveira Rodrigues, CEO da Acesso Shop

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Publicado por

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.