Como Trabalhar Profissionalmente Com Blogs

Como Trabalhar Profissionalmente Com Blogs

Os blogs têm se tornado fonte de renda para diversas pessoas. Contudo, não basta apenas criar um blog, postar um artigo e esperar que receba visitas e que o criador do blog simplesmente ganhe dinheiro com isso.

Para ter um blog profissional é preciso, acima de tudo, trabalhar.

É preciso ter em mente que se quer obter resultados é necessário se dedicar ao que se está fazendo. Um blog profissional tem elementos otimizados. E isso exige esforço.

Como Trabalhar Profissionalmente Com Blogs

Métodos para ter um blog profissional: Como Trabalhar Profissionalmente Com Blogs

Quando se tem um blog profissional, ou antes de criá-lo, é preciso avaliar o nicho e o mercado o qual se está atuando para saber como promover o produto por meio da internet.

Primeiramente, é importante fazer uma pesquisa da relevância do assunto (nicho) o qual está sendo tratado, para fazer esta análise basta acessar o Google e digitar palavras associadas ao assunto e verificar o quanto de relevância obtêm, se a relevância for pequena, ganhar dinheiro com aquele nicho vai ser mais difícil. Já se a relevância for grande, o profissional vai ter mais facilidade em ter visitas ao blog.

Essa e algumas outras dicas vão ser aprimoradas abaixo, para saber como trabalhar profissionalmente com blogs.

Dedicação

Ter um blog profissional requer que o blogueiro esteja disposto a ceder seu tempo para o blog e também investir nele.

Para ter um blog profissional com boa quantidade de acessos, o blogueiro precisa se esforçar e oferecer um trabalho de qualidade para o leitor.

Qual plataforma utilizar?

Para ter um blog profissional também é preciso escolher com qual plataforma se quer trabalhar. As mais comuns e conhecidas são o Blogger e o WordPress, que possuem algumas diferenças.

Blogger

O Blogger é mais fácil de manusear e trabalhar, entretanto possui um SEO que exige certo trabalho. Essa plataforma pertence ao Google e não há necessidade de pagar para ter um blog, mas existe a possibilidade de criar um domínio (site) e a plataforma cobra um custo anual, que não é caro.

WordPress

O WordPress apresenta vários plug-ins que ajudam o blogueiro em múltiplos aspectos, incluindo os de técnicas de SEO. O WordPress.com é gratuito e também dispõe da possibilidade de comprar um domínio para o sistema.

Visual

Mesmo muitas pessoas tendo em mente a ideia de “não julgue um livro pela capa”, acontece que por muitas vezes é escolhido aquele que é visualmente mais bonito. Com os blogs não é diferente. Um blogueiro ganha leitores quando se identificam com o blog e isso também está ligado ao aspecto visual, ao desgn, a como os gadgets estão dispostos, como o texto é formatado, as cores, o layout etc.

Além disso, o design de um blog profissional vai criar uma identidade visual também para o leitor. Imagens e vídeos também merecem cuidados e preferencialmente devem estar em boa qualidade. As informações tem que ser de fácil acesso para o público do blog, ou seja, o leitor deve encontrar facilmente o que está procurando. Tanto o blogueiro pode fazer esse trabalho de design, quanto pode contratar alguém especializado para realizar esse serviço.

banner meio artigo 2

Conteúdo

Também não adianta nada ter um blog profissional, visualmente bonito, e não apresentar conteúdo. Ter um blog profissional igualmente significa oferecer um produto de qualidade para os visitantes.

Para isso, é válido que tudo o que seja publicado no blog tenha um diferencial e seja um bom conteúdo, para assim satisfazer os leitores e fazer com que voltem a acessar o blog.

Além de um conteúdo atrativo é importante que o blogueiro profissional utilize a boa e correta língua portuguesa. Isso não implica em ser necessariamente formal, mas sim em não “assassinar o português”.

Definir o assunto e o público

Como já dito anteriormente, é necessário realizar pesquisas para atrair leitores para um blog profissional. Mas como fazer isso? Como atrair o público?

O blogueiro profissional deve, em primeiro lugar, decidir o assunto o qual vai ser tratado em seu blog, ou seja, o nicho.

Outro detalhe importante é ter o público certo para o assunto o qual foi decidido abordar. Conhecer este público vai tornar mais fácil oferecer um conteúdo especialmente para o segmento. Por exemplo, um público que se interesse por gastronomia talvez não queira saber do mundo pet, ou vice-versa.

Programas de afiliados

Depois de ter um blog e torná-lo profissional é hora de ganhar dinheiro e faturar. Já que o blogueiro investiu tempo e dinheiro, agora quer o retorno disso.

Um dos principais e mais utilizados métodos de ganhar dinheiro com blogs são os programas de afiliados. De uma forma geral, esses programas consistem em o blogueiro se afiliar a um produto e divulgar ele em seu blog (em formato de banner, por exemplo).

O Hotmart é um programa de afiliados bastante utilizado. Nessa plataforma, o blogueiro se afilia a produtos e serviços e depois que são vendidos, uma parcela do lucro é destinada ao blogueiro.

Outro exemplo de programa de afiliados é o Lomadee, que trabalha com vários anunciantes que estão no mercado, como por exemplo, Lojas Americanas, Submarino, Walmart etc.

Mais um programa de afiliados bem conhecido é o Google Adsense, que pertence à plataforma Google. Para fazer parte desse programa, o blogueiro somente precisa colocar o banner de divulgação em seu blog. O pagamento é realizado em dólar.

É importante que o blogueiro tenha em mente que os produtos os quais deva se afiliar tenha semelhança com o assunto o qual o blog é destinado, afinal, o público que está ali vai se interessar por produtos que sejam ligados àquele nicho.

Postagens pagas

Outra forma que o blogueiro pode dispor para ganhar dinheiro é ceder o espaço do blog para postagens pagas. Uma empresa ou uma determinada pessoa vai pagar para utilizar deste espaço e promover o aquilo o que deseja.

Popularizar

Quando todos os passos acima já foram seguidos, o blog já está pronto para receber várias visitas e atrair o público destinado. Mas, para isso acontecer, é preciso seguir uma dica importante: divulgar.

Já que o blog é profissional, precisa ser tratado como tal e ser promovido como um negócio. Um conselho é ter perfis em redes sociais, ter parceiros de assuntos semelhantes e sempre estar atualizando o blog com novidades.

Como Trabalhar Profissionalmente Com Blogs

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

2 Comentários

  1. mariluciaheitor

    Oi Jonatas,
    Sou ma velha quase coroca hahah.
    Mas gosto muito de internete.
    Beja bem.. criei um blog para falar da sardegna, terra de meus avôs. Minha filha que é publicitaria o criou para mim.
    Porém não sei manusear bem as ferramentadas do wordpress porque é tudo em inglês.
    Gotaria de ganhar algum troco com o Blog, Nunca utilizei o blog para tal. Mas estou ficando meio cansada
    pois toda hora tem um me pedindo para colocar artigo e muitas vezes nem vão lá pra dizer, obrigado. BOH!
    Bem estrou escrevendo um livro e gostaria de fazer E-book e nem sei como, e colocar no blog só que com acesso pago claro como posso fazer isto? Ah também sou turismologa aposentada e gostaria de fazer propaganda para os hoteis da Sardegna. Bem estas são apenas ideias. Pode me ajudar?
    Grata pela orientação. Não recebi os seus livros.
    Saudações
    Lucinha

Comentários encerrados.