Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida

Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida

Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida

Não é nada simples ser um empreendedor. Inclusive, todo esse processo poderá ficar ainda mais complicado, se o indivíduo não confiar e/ou acreditar em si próprio.

Então, a fim de conquistar a confiança de colegas e respeito de concorrentes, é imperativo que você acredite em si mesmo e tenha a certeza de seu sucesso.

Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida

Entretanto, no mundo competitivo que vivemos, muitos dizem gostar de si mesmos, mas, na verdade, é algo superficial, que não surge como uma certeza arraigada. Assim, o sucesso pode ser adiado, por obstáculos mentais que são postos no caminho do empreendedor.

Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida

Dicas para ser mais confiante nos negócios e na vida

Mas não é razão para pânico, nem desistir. Muito pelo contrário. Há técnicas incríveis – e surpreendentemente simples – que podem lhe colocar em alinhamento com os princípios mais poderosos do empreendedorismo e, a partir disso, o sucesso será apenas consequência.

Dica #1 – Relacione-se com outros profissionais de negócios

A troca de experiências é sempre algo muito valioso, não é mesmo? Então, contar com pessoas que tenham passado pelos mesmos desafios que você pode ser muito enriquecedor.

É por isso que fazemos essa sugestão. Assim, você se cercando de outros empreendedores, e mantendo contato, conseguirá extrair experiências muito úteis para sua jornada no universo do empreendedorismo online – ou off-line.

De quebra, ainda estabelece um sólido networking. Não deixe de colocar em prática essa estratégia. Você verá como sua autoconfiança irá aumentar, até mesmo por perceber suas vantagens e vitórias, frente a todos os outros empreendedores.

Dica #2- Tenha controle sobre seus medos

O medo nos faz, instintivamente, buscar por proteção, certo? Só que isso, apesar de valioso em muitas situações e contextos, pode paralisar sua ação, fazendo com que você se esconda e fique com temor de avançar no mercado. Até porque o medo provoca insegurança e afeta sua autoestima e autoconfiança.

Riscos são importantes; diríamos que, no mundo dos negócios, os riscos são parte do dia a dia. Então, se você quer entrar nessa estrada, é necessário conviver com a insegurança e com o inevitável sempre. Sem medos.

Claro, vencê-los não é nada simples. Então, um conselho: exponha-se a elementos que incomodam e deixam ansioso e/ou inseguro, um pouco, a cada dia. Vá avançando e lidando com a sensação, passo a passo. Certamente você verá que muitos dos seus fantasmas não são tão superpoderosos assim.

Dica #3 – Aumentar sua zona de influência e conforto

Evidentemente, a experiência ajuda a ampliar a autoconfiança, isso é um fato. Ao mesmo tempo, situações traumáticas e negativas podem abalar de forma definitiva a maneira através da qual você se enxerga e como percebe seu próprio valor.

Esse segundo cenário, pode fatalmente levar à paralisia e o comodismo, por medo de enfrentar novas situações complexas – e a vida está cheia delas, como sabemos.

banner meio artigo 2

Se essa é uma situação que ocorre com você, é fundamental que reflita sobre seu passado, entendendo que são situações que não fazem mais parte do presente e podem ser diferentes, hoje em dia. Ou seja “deixar o passado no passado”.

Depois vá para o exercício de ampliação da zona de conforto. De que modo? Fazendo coisas novas e experimentando outras, que você encara como difíceis ou amedrontadoras, atualmente. Um pensamento para inspirar: “Não é porque as coisas são difíceis que não ousamos, é porque não ousamos que elas são difíceis.” – Sêneca.

Certamente, em algumas – ou muitas – conseguirá sucesso e sua autoestima sairá fortalecida.

Dica #4 – Tenha uma atitude positiva e constante

Sua atitude definirá muitas das percepções sobre as experiências pelas quais você passa. Então, um fato específico pode ser tanto positivo quanto negativo; tudo irá depender do tipo de atitude através da qual você o enxerga.

Portanto, algo saudável é não transformar cada situação que não sai como planejada em uma tragédia terrível. Pense sempre no seu aprendizado, enxergando-o de forma positiva e vislumbre como isso poderá ajudar em novas situações – tanto na vida quanto nos negócios. Caso você mude sua visão, tudo mudará – ou se suavizará – ao redor.

Dica #5 – Manter-se com calma diante das situações

A baixa autoconfiança é uma porta aberta a quadros de ansiedade e obsessão. Assim, os cenários de “antecipação” vivem acometendo à mente, causando sofrimento desnecessário, porque sempre serão fantasiosos, e raramente corresponderão à realidade.

Um provérbio chinês, inclusive, afirma que “Tensão é quem você pensa que deveria ser. O relaxamento é quem você é.” Portanto, frente a estados paralisantes e incapacitantes de tensão e ansiedade extremas, você precisa se acalmar. Só assim verá a situação o mais completamente possível e agirá da melhor forma possível.

Dica #6 – Saiba ouvir seus clientes

Consumidores são os ativos mais poderosos e rentáveis de uma empresa. Pode parecer óbvio, mas é graças a essa audiência que seu negócio pode se dar ao luxo de existir. Então, por que continuar a não lhes dar ouvidos?

Então, se você for acometido por insegurança, nada melhor que realmente fazer um levantamento da opinião dos clientes sobre o negócio.

Assim, você poderá tirar boas conclusões a respeito de seu trabalho e ver se realmente é um produto de sua mente, ou se se trata de uma falha real do empreendimento. Saiba ouvir, sempre.

Dica #7 – Buscar por validações externas ao negócio

De modo análogo à dica anterior, além dos clientes, temos ainda de procurar ouvir contatos externos ao negócio, para colher seus pontos de vista e referências sobre o nosso empreendimento.

Esse tipo de consideração poderá nos dar uma visão bastante precisa sobre os rumos que iremos tomar em nossa trajetória profissional, ajudando-nos a resolver problemas, simplificando-os e não dando ouvidos a nossos próprios medos e inseguranças. Isso também ajudará no resgaste da autoestima e da autoconfiança, permitindo uma evolução mais segura nos negócios.

O que acha de nossas dicas acima? Uma observação, para encerrar: não se esqueça, os negócios, não excluem o cuidado com a vida pessoal. Então, as dicas envolvem o indivíduo, de modo global. Todas as áreas – profissional e pessoal – devendo caminhar juntas, de maneira harmoniosa. Sem dúvida, o sucesso será todo seu. Aproveite essa oportunidade e supere seus medos!

Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Publicado por

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

4 comentários sobre “Como Ser Mais Confiante Nos Negócios E Na vida”

  1. Oi, Jônatas,

    A autoconfiança pode transformar a pessoa em um profissional excepcional ou jogá-lo no fundo do poço.
    Muito bacana as suas dicas, gostei muito da 5ª e de uma expressão que usou: “Tensão é quem você pensa que deveria ser. O relaxamento é quem você é.”.

    Abraço e sucesso.

  2. Oi Jônatas, grande artigo, dicas realmente motivadoras, é muito importante saber ouvir os clientes, fazer network, ter uma atitude positiva, e ter calma diante das adversidades, e aumentar a zona de conforto.
    Realmente este é um artigo bastante motivador para os negócios e para vida.

    Um grande abraço.

Os comentários estão fechados.