Como Planejar Um Blog?

Tempo de leitura: 5 minutos

Planejar um blog não é somente pensar em um nome, pegar um template qualquer e comprar um domínio. Planejar um blog envolve vários fatores, dos mais fáceis aos mais difíceis.

Um blog não pode ser criado desesperadamente sem nenhum tipo de planejamento, pois as chances do insucesso são enormes.

É necessário ter consciência como em qualquer negócio. Na verdade planejar um blog é bem complexo e envolve muitos fatores.

Como Planejar Um Blog?

Vejamos mais abaixo algumas dicas para ajudar você na criação do seu blog para então correr menos riscos, ter mais objetividade e principalmente evitar erros fatais! Continue Lendo.

Planejar Um Blog

Nicho, nome e domínio

As primeiras coisas que devem ser planejadas em um blog é o seu nicho, nome, domínio e o objetivo. Primeiramente vem o nicho, que deve ser escolhido com muita cautela se você pretende ganhar dinheiro com seu blog. Faça uma lista com todos seus assuntos preferidos (de preferência paixão). Porque os assuntos que você gosta? Veja a frase abaixo.

Transforme as suas horas de trabalho em momentos de alegria, produtividade, motivação e, principalmente, crescimento.“

Desses assuntos separe os 3 que mais lhe interessam e os pesquise no Keyword Tool para ver se há tráfego. Se sim, você deve analisar a concorrência, se tiver conhecimentos suficientes para isso. Caso não tenha, então pule para o próximo passo.

Após escolher o nicho você deve escolher um nome para seu blog. Essa tarefa é bastante pessoal, mas é um pouco complicada. Procurar um nome para um blog é bem difícil, por isso recomendo a leitura do artigo: 9 dicas para escolher um bom nome para seu blog.

Escolheu o nome? Agora é só comprar um domínio. Os domínios mais tradicionais são o .com, .com.br e .net. Mas, caso esses já estejam registrados, você pode utilizar outros, como o .blog.br.

Agora você chegou a parte de planejar seu blog, a mais difícil e recompensadora.

Como planejar um blog?

A maior parte do planejamento de um blog envolve estruturação do próprio e marketing. Nesse tempo você pode ter centenas de ideias, que devem ser anotadas. Mas, o que é planejar a estrutura de um blog? Continue lendo as dicas abaixo!

Estrutura de um blog

Template, logotipo, categorias, conteúdo, páginas estáticas, etc. Qual template você vai querer? Qual logotipo você deseja? Para essas duas questões o melhor é procurar um Web Designer.

Conteúdo… O que você vai postar no seu blog?

Procure criar posts diferentes, inovadores e que cativam o público, pois os tradicionais artigos já existem aos milhares. Inovar é o único modo de se sobressair em um nicho concorrido.

banner meio artigo 2

Como?

Através de podcasts, vídeos, e-books, etc. Até em artigos que só tenha textos você deve ser criativo. Aborde um assunto de maneira diferente dos seus concorrentes. Pode ser engraçado, descontraída,… Talvez isso seja suficiente para te levar ao sucesso.

As categorias dependem do conteúdo, só que a recomendação é que não passe de 20 categorias, se não o blog fica um pouco desorganizado. É importante criar as categorias desde o começo para não virar bagunça.

Essas são coisas básicas para criar, já que existem tantos outros detalhes. Se você quiser saber como criar um blog detalhe por detalhe, você deve baixar e ler o e-book De Desconhecido a Problogger, do Escola Dinheiro.

Marketing

Marketing no Facebook, Twitter, Google+, etc. Existem tantos detalhes para planejar.

Como você vai fazer seu marketing nas redes sociais?

Procure, estude e planeje. É a melhor forma de começar com o pé direito, mas não é só em redes sociais que você deve divulgar um blog. Fóruns, agregadores, guest posts,  SEO, diretório de artigos, etc. Tudo isso é importante e deve ser testado.

As vezes uma forma de divulgação é boa para um nicho, já para outro não, por isso faça testes e mais testes. Com um mês de testes você já consegue analisar (através de ferramentas de Web Analytics) quais geram resultados positivos e devem continuar a ser utilizados, e outros que devem ser abandonados.

Cada um deve ser planejado com cuidado, começando pelas redes sociais. O resto você vai planejando e utilizando ao decorrer do tempo.

As principais formas de divulgação recomendadas no início geralmente são redes sociais, SEO (Para obter visitas orgânicas) e não menos importante Guest Posts. Por tanto, considere se focar nelas.

Comece logo

Talvez o planejamento em excesso acabe por dificultar em vez de ajudar. Por isso, não demore tanto tempo planejando seu blog.

Coloque para si um tempo determinado para organizar suas ideias, e logo em seguida parta para a criação do blog. Ao decorrer do desenvolvimento do seu blog você aos poucos vai traçando o resto.

Você também irá sentir dificuldades e terá dúvidas, e sabe onde você poderá ter elas respondidas? Aqui no Rei da Renda! Procure ler nossos artigos, estude-os e aprenda o máximo que puder, caso ainda tem alguma dúvida entre em contato e terei o prazer em responder.

Aqui você irá conseguir saber como alcançar o sucesso com seu blog e como ganhar dinheiro com ele.

Conclusão

Ter um blog, administrá-lo, alcançar o sucesso e ganhar dinheiro com ele… São coisas que todos os blogueiros almejam, mas a falta de conhecimento faz com que a maioria não consiga.

No entanto, existe um E-book que pode acabar com seus problemas, você pode conhecer ele clicando aqui. Neste E-book você vai aprender dicas essenciais para ter um blog de sucesso e ter uma boa renda através dele, por isso não perca tempo e adquira o mesmo o mais rápido possível.

E você, sabe como planejar um blog? Deixe seu comentário!

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

5 Comentários


  1. Olá Jônatas Leito tudo bem. Realmente é essencial fazer um bom planejamento, é impossível não haver coisas que temos que ir concertando no blog com o tempo, melhorando e aperfeiçoando com os testes, mais você abordou bem o ponto aonde diz que é preciso planejar e agir.
    É como diz a frase de sucesso dos vencedores é Apontar-Atirar-Apontar.

    Todo aquele que aspira ser um blogueiro precisa sim fazer um bom planejamento e agir, não ficar só nos planejamentos como você mesmo disse, só assim se alcança o sucesso, com muito planejamento, estudo e dedicação e pensamento de nunca desistir.

    Um grande abraço Jônatas Leite,
    e excelente artigo.

  2. Raquel

    gostei de saber como planejar um blog, gostaria de ter um, mas vou organizar melhor as ideias, pois preciso ganhar uma renda extra. muito obrigada pela ajuda, que Deus te abencoe smpre.

  3. Daiane

    Olá muito obrigada pelas dicas, elas ajudam muito quem está começando, eu ainda estou analisando para ver que nicho escolher.

Comentários encerrados.