Como Montar uma Empresa de Sucesso na Internet?

A internet cada vez mais se mostra uma ferramenta essencial para os negócios. O melhor de tudo é que além de auxiliar na divulgação das empresas que trabalham com materiais físicos e serviços in loco, a internet também permite que as pessoas faturem com trabalhos feitos exclusivamente para o “mundo virtual”.

Mas assim como qualquer outro negócio que você vá investir, na internet também é preciso ter disciplina e seguir alguns passos básicos para que seja possível fazer o negócio prosperar. Pensando nisto, listei alguns passos e dicas que podem te auxiliar na abertura da sua empresa.

Definir um foco, ter um objeto de trabalho

A internet é competitiva, isso é fato. Não dá para sair atirando para todo o lado. É preciso ter em mente um foco. Se você vai trabalhar com música, por exemplo, defina bem seu objeto de trabalhos e os possíveis campos que você poderá explorar.

Como Montar uma Empresa de Sucesso na Internet

Definir público-alvo

Embora ainda seja vista como uma terra de ninguém, uma das principais características que você encontrará no seu cliente, neste caso o internauta, é que ele é um selecionador de conteúdo. Embora você dê duro para apresentar um bom trabalho, no final a decisão de visitar ou não a sua página é dele.

Então quanto mais focado for o seu público-alvo, mais chances você terá de fidelizar este internauta para que ele volte em outra ocasião, pois se o seu conteúdo é customizado para determinado público, ele provavelmente enxergará a possibilidade de encontrar mais coisas que o agrade.

Conheça o mercado

Essa é uma regra básica para qualquer negócio. Você nunca obterá sucesso se não tiver conhecimento sobre o mercado no qual está entrando. Pesquise, jogue no Google, informe-se. Descubra quais idéias deram certo e quais estratégias são utilizadas por quem já está há mais tempo no ramo.

Conheça seus concorrentes e assim descubra com quem você está lidando. A partir daí você estará mais preparado para mostrar seu trabalho.

Tenha um plano de negócio

Por que não projetar e estabelecer direções para a sua empresa?

Ela precisa ter um rumo a seguir. Um plano de negócios que defina sua visão, seus valores e principalmente suas metas e objetivos é essencial para o sucesso. Crie metas e trabalhe por elas.

Regularize seu negócio

Não basta apenas criar um site e colocar seu conteúdo. Regularizar uma empresa dá à ela mais credibilidade perante ao público. Os custos são tão caros se você for registrá-la como um Microempreendedor Individual (MEI), pois o MEI é enquadrado no Simples Nacional e fica isento de alguns tributos federais, como Imposto de Renda, PIS, Confins, IPI e CSLL.

banner meio artigo 2

O MEI paga um valor fixo mensal, que varia de acordo com o ramo a que se dedica, sendo eles comércio ou indústria, prestação de serviços ou comércio e serviços.

Crie um site

É hora de preparar a sua principal ferramenta de divulgação. Lembre-se que a sua página também pode ser utilizada para a comercialização de produtos, caso seja necessário. Por isto é sempre bom ficar atenta a questões como forma de pagamento e formas de entregar o seu produto. Aliás, fique muito atento à logística que empregará, pois o seu internauta é também o seu cliente e não pode ser lesado.

Interaja

Você está na internet, no mundo virtual, um lugar onde até o Japão parece ficar ali na esquina. E se não há fronteiras entre você e os orientais porque haveria de ter entre você e seus clientes/internautas. Lembre-se, você tem uma empresa.

É imprescindível um canal de comunicação com o público, seja ele por meio de um SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), ou através das redes sociais.

Aliás, não se esqueça de utilizar as redes sociais, porque será através delas que seus internautas vão poder compartilhar as informações sobre seus produtos e serviços.

Cuidado com a parte administrativa

Você tem uma empresa, então se organize e cuide da parte burocrática. Crie um fundo de caixa e separe o que é dinheiro da empresa e o que é seu dinheiro.

Crie uma rotina ou um plano de trabalho

Não é porque a sua empresa está na internet que isso signifique que você não deva se comprometer a gastar o seu precioso tempo com trabalho. Pelo contrário, é preciso ter muita disciplina e trabalhar duro para o seu negócio prospere e comece a gerar lucro. Não pare! Não perca o foco!

Desenvolva um projeto economicamente sustentável

No mundo de hoje é praticamente um tiro no pé não se atentar para essa questão. Cada vez mais o mundo sofre com as transformações climáticas e as grandes corporações têm mudando suas rotinas de trabalho e se preocupando cada vez mais com o bem estar do Planeta.

Isto acontece porque o público está cada vez mais atento a isso. Sem contar que um trabalho que não agride o meio ambiente sempre agrega valor positivo.

Prestação de serviços

Este tópico foi levemente citado acima e diz respeito aos serviços e produtos que sua empresa disponibilizará on-line. Vale lembrar que muitos dos grandes empreendimentos de sucesso na internet estão ligados à venda de produtos digitais.

Então, mesmo que a “entrega” de seu produto seja virtual, deve-se sempre ficar atento aos sistemas que serão utilizados e aos prazos que deverão ser cumpridos com o cliente que pagou pelo seu produto e/ou serviço.

Seja original

É verdade que hoje em dia ninguém inventa a roda, ainda mais na internet, na terra de ninguém. Mais buscar um diferencial para o seu produto ou serviço um dos principais fatores que definirão o sucesso de sua empresa.

É difícil? Talvez. Mas não é para tudo ser fácil, não é mesmo. Crie idéias, coloque no papel, leia, releia.

Cuidado com o orçamento

Não gaste mais do que o que você recebe. No começo pode ser inevitável que você faça alguns gatos, coloque tudo na planilha. Melhor ainda, não chame de gastos, porque gastos são prejuízos, considere-os como investimentos, que deverão retornar ao seu caixa.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.