Como Identificar Corretamente Um Bom Nicho De Mercado

Como identificar corretamente um bom nicho de mercado ?

Muitos blogs são lançados diariamente, então, fica difícil saber quais são os mais rentáveis, quais trazem mais acessos, etc. Além disso, existem diversos outros fatores externos que influenciam diretamente nas chances de um projeto ser sucesso.

Na blogosfera, existe uma palavra que permeia a vida de todos: nicho. Também conhecido por “assunto”, ele está relacionado ao que um blog vai abordar.

Há portais que trabalham com diversos assuntos, então, neste caso, eles não têm um nicho específico, sendo chamados de blogs de variedades.

Como Identificar Corretamente Um Bom Nicho De Mercado

A verdade é que que decide trabalhar com variedade têm dificuldades para crescer, pois quanto mais estreito é o assunto de um blog, mais chances ele tem de conseguir um público fiel, acessos bem segmentados e realizar vendas de infoprodutos.

Como Identificar Corretamente Um Bom Nicho De Mercado

O que é um bom nicho?

Sabemos, então, que ter um blog de nicho é essencial! Mas o que é um bom nicho? Muitos se perguntam sobre como identificar um bom nicho de mercado corretamente, mas a resposta não é tão simples assim, pois varia de pessoa para pessoa.

O que é bom para mim, pode não ser bom para você, e vice-versa. Há profissionais de blogs que trabalham melhor com determinados assuntos do que outros. Isso que deixa a blogosfera tão linda, pois sempre há espaço para pessoas com habilidades distintas.

Este, também, é a razão para que não seja tão fácil ser um blogueiro de sucesso. Não é simples identificar um bom nicho, requer alguns passos básicos, ou perguntas que você deve fazer a si mesmo a fim de tirar ideias.

5 Passos para identificar um bom nicho de mercado corretamente

Nós não sabemos qual o melhor nicho para você, mas podemos ajuda-lo a fazer a melhor escolha. Abaixo colocamos algumas perguntas que devem ser respondidas com sinceridade e com o máximo de completude.

Pense muito bem, pois para ter um blog de sucesso é necessário fazer investimentos, então, escolha aquele com riscos calculados para que você tenha um bom retorno depois de um tempo.

Separe o papel e a caneta, e vamos lá!

1# – Eu terei assuntos o suficiente para escrever nele?

Pense que um blog é como uma empresa. Você não vai criar hoje e já se desfazer amanhã. É necessário que ele dure anos para alcançar um grande sucesso e dê um ótimo retorno! Você somente conseguirá isso tendo conteúdo de qualidade.

Um bom nicho é aquele que tem bastante tema a ser explorado.

O ideal é encontrar um meio-termo, ou seja, algo que não seja muito abrangente nem pouco abrangente. Por exemplo, um blog de turismo é muito grande, já que engloba assuntos demais.

Em contrapartida, um blog sobre a praia de Geribá, em Búzios, é pouco abrangente, já que, além de ter pouco assunto, terá pouca procura.

No momento de escolher, pense também se você terá paciência para fazer 300, 600 ou 1000 artigos sobre o tema. O que começa com empolgação, pode se tornar extremamente enfadonho ao longo dos anos. Tome cuidado!

2# – Qual o nível de concorrência que terei que lidar?

Antes de escolher o nicho, veja qual a sua concorrência. Passe uma tarde pesquisando sobre todos os blogs que falem do mesmo tema que você gosta, veja o que eles abordam e o grau de aceitabilidade deles nas Redes Sociais.

banner meio artigo 2

Ao bater de frente com um blog já estabelecido, recheado de artigos e boas colocações no Google, você saberá que terá um longo caminho pela frente, tendo que se esforçar muito mais caso queira, de fato, adentrar neste mercado.

No entanto, se você achou a concorrência desleal demais, o conselho é procurar por outros nichos.

É importante não se afugentar da concorrência, pois sempre terá alguma, mas também nunca ir de encontro a ela. Tente abordar outros assuntos dentro deste mesmo nicho, assim poderá ganhar visitas e constituir um público até que você possa falar do que realmente gosta.

3# – Quais as melhores formas de monetização para ele?

O objetivo é ganhar dinheiro, não é mesmo?

Então, quais maneiras eu terei de lucrar com o meu projeto? Pense nisso. Há o Google Adsense, já bastante conhecido por todos os blogueiros, que permite lucrar por cliques.

Reflita sobre outras ferramentas, como Hotmart, para vender infoprodutos, Afilio, para vender produtos de grandes empresas varejistas, e por aí vai.

Tente planejar se o que você pretende abordar se encaixa nestas ferramentas. Quanto mais oportunidades de lucrar você tiver, maior são as chances de ter um blog com segurança, pois por mais que um vá mal, há sempre outro que trará o seu salário.

Opções é o melhor caminho. Depois, você pode ir estreitando para as mais rentáveis!

4# – Como eu posso inovar?

Todos nós sabemos que um empreendedor de sucesso é aquele que pega ideias já existentes e coloca algo a mais para fazer a diferença. O próprio Mark Zuckerberg é um exemplo disso! Ele pegou ideias que já existiam e transformou tudo no Facebook.

Você tem que escolher algum nicho que saiba que conseguirá fazer a diferença, ou seja, não será mais um. Seja pelos temas abordados ou pela forma como abordará, é importante que veja alguma brecha a fim de obter sucesso.

Neste caso, até mesmo um nicho com bastante concorrência pode ser levado em conta caso a sua ideia seja realmente muito boa. Libere a sua criatividade, escolha assuntos que você tenha bons planejamentos e boa sorte!

5# – Qual tipo de público vou atingir?

Um bom nicho é aquele que oferece visitas de qualidade e boas maneiras de rentabilização. Para tal, é preciso, primeiramente, verificar o público-alvo que pretende atingir.

Há muita diferença em fazer blogs para mulheres e blogs para homens. Além disso, a idade também é muito importante.

Pense comigo! Se o seu objetivo é vender infoprodutos, não adianta criar um blog para um público-alvo de 13 a 18 anos, por exemplo.

Neste caso, o melhor é apostar em publicidade por visualização ou clique! Ao contrário do público entre 30 a 40 anos, que é o melhor para vendas. Eles trabalham, têm dinheiro, portanto, há mais chances de você lucrar.

Estude o público que quer atingir com o seu nicho. Um bom nicho vai depender bastante disso!

Conclusão

Identificar um bom nicho de mercado não tem muito segredo, basta ter noção e inteligência para descobrir um nicho lucrativo. Porém é necessário saber onde você vai pisar, pois não adianta investir em nichos que você desconhece ao não ser que você já tenha planejado isso.

Siga todas as dicas aqui descritas e garanto que você vai encontrar um bom nicho para trabalhar. Além disso, evite tentar trabalhar com vários nichos ao mesmo tempo, foque-se em apenas um por enquanto e mais tarde se aventure em novos assuntos.

Para auxiliar você que está em busca de um bom nicho para ganhar dinheiro, recomendo o curso “como criar um blog de nicho e ganhar dinheiro na internet“. O curso é excelente para nos ajudar a  identificar um bom nicho, além disso, explica detalhadamente a importância  da pesquisa antes de adentrar em algum projeto, por tanto, conheça a proposta agora!

E você, sabe como identificar um bom nicho de mercado corretamente? Deixe seu comentário!

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Publicado por

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

10 comentários sobre “Como Identificar Corretamente Um Bom Nicho De Mercado”

  1. Eu particularmente nem sabia o que era nicho de mercado, muito esclarecedor.

    Abraço.

  2. Olá Jônatas Leite ,

    Sempre tive um sonho de trabalhar e ter alguma renda na internet , mas eu entendo muito pouco de informática . Não soube nem montar este Blog ai !
    Espero um dia conseguir realizar o meu sonho ..
    Parabéns pelo seu trabalho , abraço !

    1. Olá Danilo, obrigado por comentar.

      Uma dica que posso lhe dar é que nunca desista, pois para quem persiste cedo ou tarde os resultados aparecem.

      Abraço e Sucesso.

  3. realmete fico fascinado com esse trabalho que é ganhar dinheiro na internet,mais eu quero sua ajuda estou trabalhando na internet a mais de 4 meses e ate agora não vi resultado olhe meu site e veja em que estou errando. e entre em contato comigo.

  4. Olá Jônatas, como sempre com dicas maravilhosa só não aprende quem não quer, bem explicado pois é de dicas e dicas que se monta seu negócio é só estudar e ver qual é a melhor, obrigado amigo bom trabalho fique com deus.

  5. Estou impressionada com as suas dicas, foram essenciais pra mim,estou em criação do meu blog. obrigada, muito mais sucesso pra você.

Os comentários estão fechados.