Scroll Top

Como Ganhar de 3 a 4 Mil Reais Trabalhando Com Blogs Automáticos! Clique AQUI!

Como ganhar dinheiro avaliando produtos e sites?

Existe uma técnica de marketing bem interessante que se chama cliente oculto. Baseia-se na contratação de uma pessoa que vai até um estabelecimento para avaliar a qualidade do produto, atendimento, preço etc. A partir daí, passa para o responsável da empresa um formulário, apontando os pontos negativos e positivos do serviço – algo essencial para aqueles que estão comprometidos em verificar a qualidade do seu negócio.

Hoje, a internet tornou isso bem comum: existem inúmeros serviços que acabam contratando freelancers para avaliar um site, serviços ou produtos de um negócio online. O mais interessante, envolvendo esse tipo de atividade, é que você pode ganhar dinheiro, trabalhando em casa e em horários alternativos – por não se tratar de algo presencial, você pode fazer isso de noite ou quando tiver uma folga.

Mas cuidado com duas coisas: se você é cliente, não confie em todas as resenhas e avaliações que aparecem por aí; muitas empresas acabam agindo de má fé, criando personagens falsos que obtiveram uma impressão positiva sobre determinado produto ou serviço.

E se você é – ou quer ser – um avaliador, tome cuidado com o modo como você vai abordar um site de negócios, para não deixar na cara que você está avaliando o lugar; com certeza, vão mudar o comportamento com você e provavelmente a sua avaliação vai ser baseada em algo que não é real.

Como ganhar dinheiro avaliando produtos e sites

Avaliar é a alma do negócio

Quando você vai pegar um filme numa locadora ou num sistema como o Netflix, não acaba procurando aqueles que ou foram elogiadas pela crítica, possuem uma boa avaliação no sistema ou foram indicados pelos funcionários do lugar?

Tudo bem que você pode não concordar com o resultado e achar o filme bem fraco; mas o que importa é que você ouviu a opinião de outras pessoas para formar a sua.

Um negócio só é aperfeiçoado com base nas avaliações, resenhas e críticas. Uma empresa precisa que os clientes digam o que acham do seu atendimento, do seu preço, da qualidade de seus produtos, do modo como os clientes pensam da sua marca etc. Para isso, as avaliações são mais do que necessárias – acabam se tornando um dos pilares da alma de um negócio, possibilitando o seu crescimento e aperfeiçoamento.

Isso se torna cada vez mais evidente no mundo dos negócios: uma pesquisa realizada em 2011 pela ROI Research concluiu que 58% dos consumidores acredita nas avaliações e comentários de outros usuários em sites de compras.

Um dos sites mais conhecidos para esse tipo de serviço é o Eu Testei (http://eutestei.net/). O site está no ar desde 2010 e funciona da seguinte maneira: depois de ter feito um cadastro, o usuário faz uma resenha e insere na área restrita do site o código ID do Google AdSense. O Eu Testei divide com o usuário 60% das impressões obtidas na página da resenha. Para explicar de uma forma mais clara, se a sua resenha obter 100 impressões, o seu anúncio aparecerá 60 vezes.

Outro lugar que começou a realizar esse serviço mais recentemente é o Testa Isso (http://www.testaisso.com.br/). Com uma plataforma bem simples, o avaliador acaba fazendo resenhas em áudio e texto. Para ser um “testador” e conhecer mais da plataforma, clique aqui (http://www.testaisso.com.br/t/criar-conta).

banner meio artigo 2

Vale a pena trabalhar como um avaliador?

Sim! Por mais direta que seja essa resposta, vale a pena sim complementar a sua renda com esse tipo de serviço. Fique só de olho na proposta de cada plataforma: existem algumas que não pagam em dinheiro, mas que fazem uma espécie de sorteio e oferecem raspadinhas para você concorrer a algum brinde.

Nesse tipo de lugar, as avaliações são bem mais simples. Seria mais ou menos como acontece quando você encerra uma compra em alguma loja virtual grande e você recebe um e-mail para fazer uma avaliação pela e-bit (http://www.ebit.com.br/): você acaba só selecionando algumas opções da sua opinião, colocando de “ruim” a “excelente” cada momento da sua compra.

Nos Estados Unidos, algumas empresas exigem avaliações bem detalhadas. Se você conferir o site da Amazon Brasil vai ver que isso se repetiu por aqui: é preciso ter base para o que você vai escrever e lembrar que você não vai receber por isso.

Existem duas formas para você agir como avaliador: a primeira, você vai receber pelo serviço, trabalhando como um cliente oculto; o trabalho vai ser bem maior e você vai precisar preencher um longo relatório com todas as observações possíveis sobre o produto e serviço de um lugar. Eles acabam sendo tão específicos que você vai precisar ser bem observador e analista quando estiver fazendo esse tipo de serviço.

A outra forma de avaliar algo é de forma gratuita, por prazer. Desse jeito, você acaba não recebendo nada, mas vale como treino se você quer realmente levar isso a sério.

Dicas de como fazer uma boa avaliação

Como a gente comentou, existem lugares que acabam comprando o avaliador. Por isso, desconfie se você for fazer um trabalho e tudo for perfeito: com certeza o negócio pode estar agindo de uma maneira e criando avaliações positivas a partir de perfis falsos.

Procure sempre ser bem sincero e avaliar o produto ou serviço de acordo com alguns valores que ou você determina como correto ou com pontos que você foi orientado pela empresa contratante a pensar.

E se você for pensar nessas avaliações como um comprador – ou até mesmo está pensando em pegar uns freelas nessa área -, reflita sobre essas dicas:

– Avaliações muito exageradas são dignas de desconfiança: não existe nenhum produto ou serviço perfeito, só itens que possuem uma qualidade maior ou menor de algo. Por isso, não leve muito a sério uma avaliação que só tem adjetivos – pode ser falsa;

– Avaliações com estrelas também são capazes de criar certa desconfiança: existem algumas pessoas que estão lá só para menosprezar ou atrapalhar o mundo dos negócios. Chamados de “trolls”, eles acabam sempre colocando uma avaliação ruim para algo, sem ao menos ter experimentado ou adquirido tal produto ou serviço. Normalmente, se um produto é realmente bom e vale a pena adquiri-lo, ele vai ficar entre 4 e 5 estrelas;

– Preste atenção ao texto: alguns avaliadores acabam copiando parte do texto dos releases ou panfletos dos produtos. Você percebe isso pela linguagem mais jornalística ou repleta de frases de efeito. Uma boa avaliação é feita com sinceridade e possui alguns elementos textuais mais informais.

– Procure ser bem honesto: antes de fazer a avaliação de algo (ou se você estiver procurando informações sobre algum produto ou serviço), busque se informar sobre o que você vai avaliar. É um site de vendas? Tente descobrir quando ele foi fundado, qual o tipo do público consumidor, como é feito o atendimento etc. É um livro? Procure ler informações sobre o autor, o contexto em que a obra foi criada, quais os aspectos editoriais da obra etc.

A partir dessas dicas, você pode começar a procurar lugares para trabalhar fazendo avaliações e gerando uma grana extra para você.

 

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!
 

Sobre o autor | Website

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

Receba em seu Email 5 E-Books Gratuitos FANTÁSTICOS para lhe auxiliar em seu NEGÓCIO na internet.