ler um artigo até o fim

Como Fazer O Leitor Ler Um Artigo Até O Fim

Fazer o leitor ler um artigo até o fim pode ser uma tarefa um pouco complicada, pois depende muita da forma que escrevemos e persuadirmos o leitor.

Entretanto, podemos fazer o leitor ler nossos artigos até o fim, mas isso exige algumas mudanças na nossa forma de escrever e organizar o artigo.

Como Fazer O Leitor Ler  Um Artigo Até O Fim?

Todos nós odiamos artigos confusos e mal escritos, pois não conseguimos assimilar a informação passada pelo blogueiro, por esse motivo temos que procurar nos aperfeiçoar, para melhor cativar o leitor, e faze-lo retornar ao nosso blog.

  • Vídeo Grátis Com Segredos Do Adsense!

Uma das coisas mais importantes que aprendi na blogosfera é que o leitor não gosta de artigos formais demais e nem muito informais. Além disso, os leitores gostam de receber atenção quando estão lendo. Neste artigo estarei abordando algumas formas de satisfazer o leitor para melhorar o desempenho do seu blog.

ler-um-artigo-até-o-fim1

Escreva o artigo em blocos para melhor leitura

Creio que essa estratégia é usada por 90% dos blogueiros, pois é muito eficiente e de fácil implementação. Procure dividir o artigo em vários blocos, pois assim o leitor não ficará cansado ao ler seu artigo.

Um texto muito longo geralmente é cansativo, mas quando é dividido em vários blocos fica mais atrativo e de fácil entendimento, por isso procure dividir bem seus artigos para satisfazer melhor o leitor.

Se você é uma pessoa que escreve textos longos e muito informativos e não faz uso dessa técnica, poderá estar perdendo muitos leitores, então procure avaliar a forma que publica seu artigo.

Tenha sempre em mente que você nunca irá agradar todo mundo

Isso é algo que todos blogueiros devem estar cientes, pois não importa o que você faça nunca irá agradar a todos. Então procure focar nos leitores que gostam do seu trabalho, procure também ouvir as criticas, pois elas podem ser reais, cabe a você analisa-las e se auto-aperfeiçoar. Procure não se importar se alguém vir a ti criticar, pois ninguém é perfeito e todos estão sujeitos à falhas.

Um artigo de qualidade é aquele que agrada o leitor e o satisfaz. Então se você está começando e ainda não tem muitos comentários e leitores, procure ficar calma e analise seus resultados, caso não goste dos resultados obtidos procure mudar de estratégia.

banner meio artigo 2

Procure evitar erros de português

Como escrevi no artigo “Como Cometer Menos Erros Ortográficos Ao Escrever Um Artigo” é de extrema importância que os erros de português sejam mínimos.

É essencial fazer uso de um corretor ortográfico, como do Word ou Open Office Writer para evitar erros bobos de português. Procure ler o artigo quando terminar de escrever, se for possível leia mais de uma vez. Leia também em voz alta, pois assim você identifica possíveis erros de pontuação. Evite tentar escrever com excesso de “perfeição”, pois poderá ver erros onde não existe.

Faça perguntas ao leitor ao escrever artigos

Como eu disse na introdução deste artigo, os leitores gostam de receber atenção, por isso procure incluir algumas perguntar durante o artigo, pode ser nos subtítulos, durante os parágrafos ou onde você achar melhor.

As perguntas ajudam a manter um relacionamento entre você e o leitor, por tanto procure manter certa organização, para não confundir o leitor.

Muitos blogueiros começam fazendo perguntas em seus artigos, acho muito interessante e confesso que isso me incentiva a continuar lendo o artigo até o fim. Então use sua criatividade e faça bom uso dessa técnica.

Qual o tamanho ideal para o leitor ler o artigo completamente?

Desde que o artigo ajude o leitor com suas dúvidas e o satisfaça não existe um tamanho especifico, mas aos olhos do Google e de outros buscadores, artigos com um numero inferior a 300 palavras é considerado de baixa qualidade e geralmente não se classificam bem.

Especialistas em SEO dizem que os artigos devem ter no mínimo 400 palavras. Entretanto, isso é meio duvidoso, conheço muitos blogueiros que escrevem artigos curtos e não deixam nada a desejar.

Use imagens para a leitura ficar mais agradável e suave

Procure fazer uso de imagens em seus artigos, pois além de descansar os olhos  é agradável. Um texto sem imagens fica cansativo e monótono, podendo fazer o leitor desistir da leitura por cansaço.

Em alguns casos o artigo é ótimo, mas por causa do excesso de palavras o mesmo acaba se tornando cansativo. Então procure equilibrar bem seus artigos, fazendo uso de imagens, blocos de texto, e subtítulos atraentes.

Procure sempre organizar bem o artigo

Um texto desorganizado é difícil de cativar o leitor, pois ele não se sente bem vindo e acaba por fechar a pagina sem ao menos ler a introdução. Um artigo escrito por partes com 3 a 5 linhas cada, separado por subtítulos é uma ótima forma de organização. Use cores atraentes nos subtítulos para melhor visualização do leitor.

Essas foram algumas dicas para melhor satisfazer o leitor e faze-lo voltar ao seu blog. E você o que faz para o leitor ler um artigo até o fim? Deixe seu comentário sobre o assunto.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Publicado por

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

16 comentários sobre “Como Fazer O Leitor Ler Um Artigo Até O Fim”

  1. Jônatas,

    Muito bem apontado suas dicas para tornar o texto mais atraente para o leitor.
    Eu costumo também além dessas dicas, usas parágrafos com no máximo três linhas e já pulo pro próximo.

    O que ajuda bastante também! Sou adepto de posts curtos com até 500 palavras, mas depois de um curso que fiz, descobri que posso uma vez por semana explorar um artigo um pouco maior.

    Talvez com até 1000 palavras pra ajudar também na indexação.
    Outra coisa que faço nos alguns artigos é add um vídeo como apoio a idéia que já escrevi, pois também ajuda na taxa de permanência no blog.

    Parabéns pelo artigo e pela visão de negócios meu caro.
    Paz, Saúde e Sucesso.
    Até breve.

    1. Obrigado pelo comentário Juliano,

      Exatamente, eu particularmente não gosto de ler artigos longos demais, mas muitas pessoas gostam, principalmente quando escrevemos artigos com dicas. Creio eu que é mais facil para as pessoas lerem artigos mais longos divididos em partes. Textos longos ajudam e muito na indexação, o google olha para seu blog como se fosse ouro.

      Abraço e sucesso amigo.

  2. Oi, Jônatas!

    Escrever artigos que cativem e conquistem a atenção do leitor é uma arte. rs
    Suas dicas são muito pertinentes, parte delas deveriam ser até regra (e acabam sendo), como escrever sem erros e com organização.
    Eu não gosto de artigos longos, prefiro escritas mais objetivas e sem enrolação, mas sabemos que alguns assuntos precisam ser mais detalhados que outros, cabe ai o bom senso.

    Abraço.

    1. Obrigado pelo comentário Pâmela.

      Isso mesmo cativar o leitor não é uma tarefa facil, principalmente nos dias de hoje que esta cheio de “vampiros” de informação que só entram e vão embora. Sobre os artigos longos também não gosto, mas acho que devemos na indexação dos nossos blogs. Por isso é legal escrever um artigo por semana com mais de 1000 palavras, assim como o Juliano disse.

      Abraço e sucesso.

  3. Excelente artigo Jônatas. Eu já li sobre isso em outros lado, mas é sempre importante não esquecermos desses métodos todos. Abraço.

    1. Obrigado pelo comentário Rafael.

      É isso mesmo, isso é algo que deve ser recapitulado sempre.

  4. Boa sacada, Jônatas.

    Vim aqui retribuir a visita que fez ao meu blog e vejo um artigo muito bacana e pertinente!

    Parabéns pelo seu blog. 🙂

    Grande abraço!

    1. Obrigado Cleiton,

      Seu blog é realmente muito bom, obrigado pelo elogio.

      Abraço e sucesso.

  5. Muito bom! Parabéns por fazer um texto tão bem explicado! Procuro fazer isso, mas as vezes tenho que editar várias vezes um texto/imagem/infográfico. Valeu pela bela explicação!

  6. Gostei muito desta explicações. Irão me ajudar muito com alguns artigos que posto. Obrigado

  7. Jônatas,muito bom seu artigo,iniciei um blog dia 01/05/2013,sou novato e mal sei usar as funcionalidades do blogger,mas sou muito curioso e vou fazer cada vez melhor.Se tiver um tempo dê uma olhada e me diga o que acha que eu posso melhorar.Sancasas.blogspot.com.br.Obrigado pela sua atenção!!

    1. Olá Sandro tudo bem?

      Desejo sorte a você neste novo projeto, pode contar comigo sempre que puder.

      Abraço e Sucesso.

  8. Ótima postagem jônatas gostei muito do artigo me fez refletir muito sobre como estou escrevendo e o que posso melhorar para tornar meus artigos melhores a cada dia.

Os comentários estão fechados.