Como Escolher Um Bom Nome Para Meu Blog

Como escolher um bom nome para meu blog

Sempre que um novo blogueiro surge, um nome criativo precisa ser criado. Como em qualquer negócio, o nome diz muito sobre as intenções, o nicho escolhido e até mesmo a qualidade do produto.

O nome de um blog precisa ser limpo, direto e com o poder de causar os efeitos certos. Não adianta enfeitar demais. O objetivo do nome do seu blog precisa ser alcançado através de uma combinação válida.

Se você já escolheu o nicho, agora precisa decidir como batizar sua página. É importante ser criativo, mas não adianta inserir uma lógica muito complicada. É como escolher o título de um livro, através dele muitos vão julgar se vale ou não a penas ler.

10 Dicas para escolher um bom nome para meu blog

Bom, mas você precisa de ajuda e é por isso que criamos esse texto. Temos 10 dicas para você escolher o nome certo com o seu blog. Agora é só arregaçar as mangas e começar o trabalho.

Como escolher um bom nome para meu blog

Escolha um nome que represente seu blog

Essa parece uma dica óbvia, mas é importante ressaltá-la. Entenda que o nome do seu site deve representar as suas intenções de negócio e de publico alvo.

Você deve conectar o que você pretender oferecer de conteúdo com o que seus futuros visitantes pensam.

Não basta analisar apenas um lado, o equilíbrio é a receita do sucesso.

Se o blog é português, evite nomes em outro idioma

Você quer um site sobre um assunto que possui segmentação no Brasil, com publico essencialmente nacional e sem pretensão de internacionalizar seu blog, então a melhor opção é escolher um nome em português para seu blog.

Além de evitar problemas com a digitação e a dificuldade de entender o nome do blog, escolher um nome em nosso idioma te dá melhores chances de ser rankeado pelo Google.

Quando alguém digitar as palavras-chave, vai ser mais fácil encontrar você.

Escolha um nome curto e objetivo

Nada de escrever algo muito grande. As pessoas fazem o possível para não digitar muito nas buscas. O ideal é não exagerar na quantidade de nomes nem de caracteres. Quando mais direto, melhor.

Se não houver um jeito de colocar um nome com poucas palavras, ao menos escolha as mais enxutas.

Exemplo: “WWW. desenvolva seu site aqui . com.br” pode virar “WWW. crie seu site aqui .com.br”.

Dê preferência a palavras comuns e fáceis de memorizar

Não adianta complicar. Colocar um nome rebuscado para um blog não faz sentido.

O ideal é que as pessoas lembrem o nome da sua página. Por isso é melhor optar por termos comuns.

Não escolha nada muito complexo, nem muito flexionado. Esqueça palavras como muitíssimo, finérrimo, paupérrimo, inteligentíssimo e etc. Se poder usá-las sem flexão, melhor.

banner meio artigo 2

Observe o resultado da junção de palavras antes de registrar

Você sabe a intenção que tinha quando escolheu o nome do seu blog, porém nem todos sabem. É por isso que devemos analisar o resultado das nossas junções de palavras.

Com a proximidade resultante do endereçamento web, dois termos podem se juntar de maneira cômica, mal elaborada ou indesejada. Exemplo: se o governo mineiro resolvesse fazer um site sobre o estado com conteúdo rápido e registrasse ”minas express .com.br”, ele poderia ser lido como “mina sex press .com.br”. O ideal é ter cuidado e pensar bem na combinação.

Evite nomes próprios

Salvo sob a exceção de ser um blog sobre uma personalidade, você ser famoso ou possuir um cunho cômico, não use nomes próprios.

Nomes de pessoas, lugares ou marcas devem ser afastados de cogitação de um modo geral.

Procure dar um aspecto positivo ao seu blog através do nome

Leveza e positividade devem fazer parte da escolha do nome para o seu blog. Sempre use palavras confortantes e motivadoras. Nunca coloque algo que possua uma postura negativa ou desagradável.

Dê preferência a opções como “aprenda a fazer”, seja um grande”, “alcance”, “entenda como” etc. Se você cunhar o blog com um início negativo, isso pode influenciar na rejeição do seu público.

Seja criativo

Saia um pouco do lugar comum. Que tal não tentar copiar um nome já existente e criar o seu próprio estilo?

Criatividade não precisa ser algo extravagante. É um convite a ir além das soluções pré-programadas.

Para ajudar na sua criatividade, a dica é não escolher o nome do blog com pressa.

Vá maturando a ideia e constantemente pensando nessa tarefa. Quanto mais você deixar o seu cérebro trabalhar nessa intenção, mais chances você tem de encontrar um nome criativo para seu blog.

Evite alguns termos

Blog, internet, rede, site e etc. O ideal é ter apenas o nome da sua ideia registrado, não os adjacentes necessários a ela. Vale ressaltar que não é algo “proibido” e sim uma opção pouco recomendada.

Existem casos específicos onde esses termos podem ser encaixados.

Ainda assim, se você tiver em dúvida é melhor não usar. Na internet existem diversas dicas de nomes que devem ser evitados nos títulos de sites e blogs em geral.

Teste seu registro

Essa pode até parecer uma dica boba, mas não é. Conheço muitos casos de pessoas que decidiram um nome, mas não fizeram o registro logo que a ideia apareceu.

Diariamente no Brasil, muitos endereços virtuais são cadastrados e nem sempre é fácil encontrar a disponibilidade daquele que havíamos pensado ou falado.

Se você tiver uma ideia, registre o quanto antes. Faça testes enquanto pensa nos nomes. Isso evita que você escolha algo que não pode ser usado ou decida por um nome já existente na internet.

Dica bônus

A intenção desse texto é te ajudar a escolher o melhor nome para seu blog. Por isso vamos recorrer à ajuda do Google.

Essa empresa que atualmente é a “mandachuva” da internet tem uma ferramenta especial para você.

O Google Insights é fácil de usar e pode te dar boas ideias de nomes para colocar no seu blog. Além disso, as sugestões já vem analisadas quanto à disponibilidade do domínio. Isso economiza tempo e trabalho para você.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.