Gestão de Blogs Jônatas Leite

Como Deixar um Blog mais Rápido e melhorar o desempenho

A regra geral para deixar um blog mais rápido é: quanto menos, melhor. Tente manter a simplicidade, um blog limpo demora menos para carregar e você não corre o risco de perder leitores devido a lentidão.

Antes de passarmos algumas orientações para deixar seu blog mais rápido e melhorar seu desempenho, é importante conhecermos alguns fatores externos que podem estar atrapalhando a sua conexão.

Fatores externos

Horário: a conexão pode ficar mais lenta em horários de pico da Internet, sobrecarregando-a.

Velocidade da conexão: se a sua conexão não for tão boa, o blog demorará mais tempo para carregar.

O tipo do navegador: alguns navegadores carregam melhor do que outros. O Google Chrome tem fama de ser mais rápido, seguido pelo Firefox. O posto de mais lento fica com o Explorer.

Quantidade de janelas abertas: quanto mais conteúdo for aberto ao mesmo tempo, mais lentidão no carregamento das páginas.

Excesso de programas no computador: esse fator também colabora com a lentidão do seu computador de uma forma geral; vírus também.

Todos esses fatores são externos, ou seja, não estão ligados ao seu blog em si. Mas é uma dica boa resolver esses fatores antes de fazer mudanças no blog.

Antes de tudo: meça a velocidade do seu blog

Antes de seguir os passos que listamos para deixar seu blog mais rápido, meça a velocidade dele. Existem diversos programas online que fazem isso, como o WebWait. Basta colar o link do seu blog no lugar indicado (caixa “Website”). A média do tempo aparecerá em uma caixa.

Medindo a velocidade do seu blog, você poderá seguir os passos abaixo um por um, medindo sempre a velocidade para ver se as mudanças geraram efeitos significativos. Assim você conseguirá entender, inclusive, o que mais pesava no seu blog, para evitar esse peso a partir de então.

Primeiro passo: elimine imagens de fundo “pesadas”

Páginas com imagens de fundo “pesadas”, que são grandes, muito detalhadas ou com cores pesadas, podem estar colaborando com a lentidão do seu blog.

Tente utilizar imagens mais simples, pequenas, ou melhor: nenhuma imagem, apenas cor.

Segundo passo: tome cuidado com fotos grandes

Quem lida com fotografia profissional sabe o quanto essas fotos podem pesar em uma página da Internet. Quanto maior a foto, maior o peso.

Tente fazer um tratamento nas fotos antes de posta-las, mude o redimensionamento delas e você verá que o blog demorará menos tempo para carregar.

Terceiro passo: faça uma limpa nos gadgets

Gadgets em Javascript são outros itens que também podem estar pesando no seu blog. Slides, relógios, contadores de visitas, estatísticas de acesso e mostradores de onde vem as pessoas são alguns dos gadgets mais utilizados. Se conseguir, elimine o que é supérfluo, mantenha apenas o necessário.

banner meio artigo 2

Quarto passo: reduza as postagens por página

Quanto maior o número de postagens por página, mais tempo o blog demorará para carrega-las. Sendo assim, tente reduzir a quantidade para 1 postagem por página, para que seu blog consiga aumentar bem a velocidade de carregamento.

O ideal é não passar de 5 postagens por página, para não pesar muito.

Quinto passo: reduza o tamanho do cabeçalho

A explicação para isso tem a ver com o segundo passo. Imagens muito grandes pesam no site, o que torna o seu funcionamento mais lento. Tente deixar o cabeçalho mais simples possível, com poucas informações e imagens redimensionadas, em png.

Sexto passo: salve as imagens em formatos otimizados

Existem diversas extensões que você pode utilizar para salvar as suas imagens e não deixa-las tão pesadas. As principais são: BMP, GIF, JPG, PNG etc. Escolha o formato em que a imagem ficará com o melhor tamanho para a sua necessidade.

Sétimo passo: exiba apenas o resumo das suas postagens na página principal

Além de tentar diminuir a quantidade de postagens por página, você pode otimizar ainda mais o seu blog exibindo apenas os resumos dos seus artigos na sua página principal.

Oitavo passo: evite aplicativos de música nas páginas do seu blog

Tanto vídeos quanto músicas que tocam automaticamente quando alguém acessa o seu blog exigem mais da conexão e podem tornar o carregamento do seu site mais lento. Além disso, essas músicas e vídeos normalmente irritam as pessoas, pois nem todo mundo tem vontade de ouvi-los.

Nono passo: exclua os espaços em branco no código do seu template

Esses espaços brancos ocupam muito espaço no arquivo, mesmo parecendo que não; tira-los podem fazer seu blog abrir mais rápido, melhorando, inclusive, seu desempenho. Não tem problema se você não tem muitos conhecimentos em códigos, basta retirar algumas linhas em branco do seu template que já irá ajudar a agilizar o carregamento da página.

Deixe o seu computador mais rápido

Se mesmo realizando todas essas mudanças que sugerimos, o seu blog continua carregando lentamente, assim como as demais páginas que você acessa, o problema pode estar no seu computador.

A primeira dica para resolver esse problema é limpar a área de trabalho do seu pc, deixe apenas os itens que você realmente utiliza. A segunda dica é ter um antivírus e o manter sempre atualizado.

Faça uma varredura completa no seu HD, um dos principais motivos de lentidão de um computador são os vírus. Por isso, certifique-se que seu pc está totalmente imune contra isso.

Evite abrir muitos programas ao mesmo tempo. Essa dica vale especialmente para quem tem um processador de apenas um núcleo e com pouca memória. Outra dica é organizar seus documentos e pastas; se puder apagar algumas coisas, aproveite para deixar tanto o computador mais limpo quanto o visual do seu Windows melhor.

Remova arquivos que são desnecessários no seu computador; garanta, de sobra, mais espaço no seu disco. Cookies de navegação, registros de programas que foram instalados e desinstalados, dados de backup, registros de tantas informações de sistema e históricos de mensagem são alguns desses arquivos que podem ser excluídos.

Por último, remova todos os programas desnecessários, principalmente os que iniciam junto com o sistema. Eles podem ser a principal causa da lentidão do seu computador.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre o autor | Website

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

chamada

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!