Tutoriais e Dicas Jônatas Leite

Como Criar Um E-book

Os e-books revolucionaram o mundo da literatura, pois são mais acessíveis, baratos (até de graça) e qualquer um pode fazer. Um escritor hoje não precisa ter muito dinheiro para publicar seu livro. Basta ele publicar na forma de e-book e vender em um e-commerce ou qualquer outra plataforma.

Plataformas como o Hotmart abrigam milhares de E-books dos mais variados nichos, e geralmente conseguem um bom numero de conversão com eles. Além disso, muitos autores criam seus livros digitais com a intenção de conseguir afiliados para promovê-lo, pois as chances de obter mais lucros são muito maiores.

Do outro lado da moeda, muitos empreendedores e blogueiros procuram E-books do nicho que atuam para vender e ganhar comissão por isso. Ou seja, ambos são beneficiados com esse processo.

Como Criar Um E-book

Ter um E-book em um blog é muito benéfico, pois muitas pessoas podem se interessar pelo mesmo e por consequência se inscrever em sua lista para recebê-lo. Pensando neste assunto resolvi criar este artigo onde ensinarei você a criar seu próprio livro digital.

criar um e-book

Dicas gerais

Não enrole em seu e-book.

O segredo é escrever de forma clara e direta. Lembre-se, não queremos algo grande, queremos algo que ajude/informe/divirta o leitor (dependerá do seu nicho).

Onde posso escrever meu e-book?

Você pode utilizar vários programas para escrever seu e-Book. Uma boa forma é utilizando a Microsoft Office Word. Depois é só salvar em PDF pelo próprio programa.

Posso colocar algum artigo do meu blog dentro do e-book?

Claro! Aliás, você pode já ter um livro digital dentro do seu blog. Por exemplo, eu vou escrever um livro de 10 capítulos e supondo que eu tenha 7 capítulos, dentro do meu blog, que se encaixam nesse e-book. Eu posso perfeitamente pegar esses 7 e escrever só os outros 3. É uma boa forma de criar seu primeiro e-book.

Agora vamos para os próximos itens.

Assunto

Qual o assunto você vai escolher? Não precisa ser algo grande, no mínimo umas 10 páginas, já está ótimo. Não queremos algo grande, queremos criar o seu primeiro e-book.

Vamos supor que eu tenha um blog sobre cachorros. Um bom assunto seria “filhotes”, tanto que eu poderia criar um e-book intitulado, “Como cuidar do seu filhote”. Um ótimo assunto, que daria um número bom de páginas e que meus leitores iriam adorar.

Então pense em um assunto simples para seu livro digital e parta para o próximo item, que explicará como montar a estrutura do seu e-book.

 

Como Ser Mais Produtivo: 5 Dicas Para Aumentar A Produtividade

Como Ser Um Empreendedor De Sucesso

Quando é a Hora Certa Para Vender Publicidade Em Um Blog

Estrutura do E-book

Os e-books tem uma estrutura semelhante aos livros, um pouco mais simplificada. Como é seu primeiro e-book vamos fazer da seguinte maneira.

banner meio artigo 2

Capa

Sumário

Introdução

Capítulos

Conclusão

Contracapa 

Essa será a nossa estrutura. A capa, explicaremos como criar, de modo gratuito, em algum item seguinte.

Primeiramente o sumário, deve conter todos os capítulos do livro, com o número da página em que aquele capítulo está. Exemplo:

Introdução ………………………………………Página 3

Antes de trazer seu filhote pra casa………..Página 5

Como e quando alimentar seu filhote………Página 8

E assim vai indo. Isso é um exemplo de um sumário. Você também pode fazer um sumário sem colocar a página em que o capítulo está.

Na introdução você deve explicar para que vai servir aquele livro. Pode colocar uma breve descrição sobre você e após fazer uma introdução ao e-book, mostrando por que você o criou e de que assunto ele tratará.

Capítulos será o conteúdo do seu livro. Onde realmente ficará o texto do seu e-book. Essa parte deve ser bem organizada para que na leitura não cause confusão ao leitor. Procure escrever seus textos de forma direta, sem embolação. No próximo item veremos como criar os capítulos do seu e-book.

Conclusão fica por sua conta. Pode ser seu último capítulo, ou algo que você queira falar ao leitor, etc. Pode também deixar o link das redes sociais, do blog e um meio de contato.

Contracapa é a última folha do seu livro. Onde você poderá colocar uma breve descrição do seu blog.

Capítulos

Agora crie os capítulos do seu livro. O meu falso livro se chama “Como cuidar do seu filhote”. Irei criar os seguintes capítulos pra ele:

Antes de trazer seu filhote para casa

Vacinas

Cuidados com seu filhote

Alimentação do seu filhote

Escolha o local ideal para seu filhote ficar

Como ensinar seu filhote a fazer as necessidades no local correto

Esses são só alguns capítulos que alguém poderia criar acerca de como cuidar de um filhote. Coloquei só 5 exemplos, mas uma pessoa entendida na área poderia colocar mais de 10.

Então crie os capítulos do seu livro e exatamente agora, agora mesmo, bote a mão na massa. Comece a escrever seu futuro e-book.

Crie uma Capa para seu E-book

Uma capa bonita para um e-book é essencial. Mas, como você está começando, criar algo simples será uma boa ideia, principalmente se você não puder contratar alguém para fazê-la. Se você pode contratar alguém para fazer a capa do seu livro, contrate! Eu recomendo o Jackson Soares, do Desenvolvendo Web. Caso contrário veja o tutorial do link abaixo e aprenda a criar uma capa simples, porém bonita e eficiente, para seu e-book.

Criando a Capa do seu eBook com o Kronen-Design

Conclusão

Os E-books tem uma repercussão muito grande. Pode te trazer centenas de leitores, fazer você conseguir centenas e/ou milhares de curtir no Facebook, conseguir mais assinantes de feed, newsletter ou sua própria lista de E-mail. Enfim, são dezenas de benefícios. Então siga nossas dicas e crie um e-book agora!

E você, já criou seu E-book? Deixe seu comentário sobre a experiência.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre o autor | Website

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

chamada

100% livre de spam.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

21 Comentários

  1. Rafael Silva disse:

    Ainda vou tirar um tempo para fazer um sobre futebol.

  2. Muito bom, simples e direto! Parabéns =)

  3. Obrigado pelo seu comentário Jaqueline, fico feliz que tenha gostado.

  4. José Eudes dos Santos disse:

    Muito boa e bem explicado,só não aprende quem não quer, você é o cara obrigado Jônatas.

    • Obrigado pelo seu comentário José,

      Fico muito feliz em poder ajudar..

      Abraço e Sucesso!

  5. Jackson Soares disse:

    Olá Jônatas, tomei conhecimento agora da sua recomendação sobre meus serviços e confesso que fiquei muito feliz 🙂

    Seu artigo está ótimo, uma outra opção para ajudar na criação de um ebook é o material do Victor Palandi, Ebooks de Sucesso.

    Abraços, até mais.

  6. Cristina disse:

    Fevereiro de 2014 vai significar para autores, editores e leitores de ebooks uma nova era na produção de livros no formato e-book.

    A indústria editorial está mudando de forma dramática porque a forma comprar, de ler e escrever livros está mudando.

    O futuro dos livros eletrônicos é agora com a nova era digital, com grande destaque para o
    E-selfpress.com.

  7. Gabriel disse:

    Olá Jônatas, cara eu estava a procura de informações e só encontrei aqui, li praticamente todos os seus artigos, e tudo muito bem bolado e explicado, o melhor que ja achei.

    Abraços.

  8. Edson disse:

    A única forma é em pdf? E quanto a pirataria. O que tem a dizer?
    Ou você está partindo do pressuposto a criação de um ebook somente para divulgação ou promoção?

    • E-Book é em pdf, mas você pode colocar ele em plataformas como o hotmart por exemplo.

      • Eli Tocchio disse:

        Obrigada pelas valiosas dicas Jônatas. É impressionante como as pessoas dizem como fazer, sobre fazer, faça…e nada dizem. Vc simplesmente pegou e disse. Ok. Vc quer fazer um e-book, então vamos fazer juntos!

        Obrigada.

        Ps: Sou de Portugal e dos vários cursos que comprei, antes mesmo de iniciar o curso me pediram para gravar video, fazer comentários e etc, a recomendar, mas só posso recomendar, quando vejo que foi algo simples e útil. Portanto recomendo seu trabalho ( até onde tenho acompanhado gratuitamente).

  9. wilson disse:

    Meu amigo!
    até agora foi o site mais legal para se obter boas dicas, o bom é que tu fala tem que fazer isso, e dai ensina como fazer. parabéns

  10. waldene disse:

    Ola Jonatas,
    muito grata pelas preciosas orientações. Informações, que busco há mais de uns cinco anos e ninguém nunca quis informar-me com caráter humano.
    Parabéns pelo conteúdo!

  11. Muito bom o artigo. Já curti o Face para acompanhá-lo. Tenho um projeto, novidade no Brasil, que é a Brinde Digital, para atender empreendedores digitais que têm dificuldades em escrever ou montar o ebook. São ebooks de qualidade, conteúdos de valor, editáveis. Fica a dica para seus leitores. Obrigado e sucesso!

  12. Diana disse:

    Eu já tinha feito meu ebook, mas nem lembrei de capa, sumário essas coisas.
    Agora com suas dicas maravilhosas ficou beleza o meu trabalho.
    Obrigada