Como Controlar Bem o Dinheiro E Minhas Contas

Tempo de leitura: 6 minutos

Como Controlar Bem o Dinheiro E Minhas Contas ?

O equilíbrio entre o que se recebe mensalmente e as contas – também mensais, em sua maioria é bastante delicado, levando muitas pessoas a se endividarem.

Como resolver, de uma vez por todas, tal questão? Fica a pergunta.

Como Controlar Bem o Dinheiro E Minhas Contas

Como controlar bem o dinheiro e as contas

A seguir, preparamos algumas sugestões de estratégias a se adotar, a fim de aprender a ter um melhor controle do orçamento e evitar dívidas e outros tipos de complicação financeira.

Também há possibilidade de você começar um negócio online altamente lucrativo e escalável, se você estiver disposto a saber mais, recomendo que você leia este artigo.” 3 Dicas De Como Iniciar Um Negócio Lucrativo

Limite de gastos

Em primeiro lugar, se você ganhar X reais, você só pode se projetar para gastar até X-1. Acima disso, não é correto, porque senão você estará projetando dívidas. Parece algo simples a se lembrar, mas muita gente boa esquece de fazê-lo.

Planilha de gastos

Outra forma de controlar bem as despesas é fazendo uma boa e velha planilha, com todas as despesas sendo apresentadas e relacionadas aos ganhos mensais.

Desse modo, identificar possíveis “ralos de dinheiro” fica muito mais fácil. Cortar e ajustar gastos também.  Assim, há grande possibilidade de que o dinheiro comece a ficar sobrando no fim do mês.

Com tal precaução, você será capaz de eliminar gastos supérfluos, ou desnecessários, fazendo com que mais dinheiro sobre no final do mês.

Imprevistos acontecem – até com gastos

Lembre-se de que doenças, desemprego, roubos, enfim, gastos aleatórios e extras podem ocorrer a qualquer hora, portanto, crie uma reserva para eventualidades.

Pensar previamente a gastos

Não permitir que o impulso lhe domine na hora de comprar algo. Muitas pessoas acabam por se endividar pelo fato de não refletir antes de comprar. Por isso, não pensam no fim do mês e, logicamente, sempre estão endividadas.

Gastos, só à vista

Pense do seguinte modo, antes de resolver entrar em um parcelamento longo: ao deixar de pagar algo em, digamos, 24 vezes, para pagar à vista, você fará uma economia de, pelo menos um ano a um ano e três meses.

E tem mais: comprando-se à vista, normalmente há um desconto de 10%, o que faz com que, no fim das contas, a redução no valor total do item seja da ordem de… 50%!

Jamais utilizar crédito por impulso

Do mesmo modo, evite uso de créditos e empréstimos. Já que o Brasil ainda tem as mais elevadas taxas de juros do planeta, quem não se controlar com o orçamento, irá contrair uma dívida para o resto da vida, sem sombra de dúvidas.

Caso tenha mesmo de lançar mão de empréstimo e/ou financiamento, não deixe de pesquisar antes de fazer a opção, ver vantagens de pagamento, taxas entre outros tipos de despesas para constatar qual a melhor opção de oferta de crédito.

Atenção aos gastos com supermercado

Sempre leve uma listagem com o que está em falta, para o supermercado, evite impulsos de comprar coisas desnecessárias, e/ou que não estiverem relacionadas à lista.

banner meio artigo 2

Caso se esqueça de anotar algo que deveria comprar, basta acrescentar, mas só comprar se estiver muito barato. Caso contrário, deixe anotado para uma próxima visita ao estabelecimento.

Economia e poupança, sempre

Uma pessoa que tem contas equilibradas, em geral, é alguém que faz uso racional de seus recursos, desde a luz até a alimentação. Desse modo, o consumo sempre está sob controle, ajudando no processo de deixar as contas saudáveis.

Fazer uma poupança do que se recebe de salário é algo de extrema validade, porque assim você constitui uma reserva para gastos eventuais – já mencionados – a economia pode ser de, pelo menos 10 % a 15 %.

Pesquisa de preços

Apenas poucas horas de busca podem representar uma grande economia, ao final do mês.

Atenção às contas

Telefones devem ser vistos com muita cautela, sobretudo em casas com filhos adolescentes, que costumam gastar muito tempo conversando nos aparelhos, e as contas acabam vindo muito altas. Como uma medida punitiva, o telefone fixo pode ser desligado, para que percebam o custo de cada serviço consumido no dia a dia.

Evite comer fora

A alimentação pesa muito no orçamento, por isso, evite a alimentação em restaurantes, pois pode consumir boa parte do orçamento, levando a um descontrole de gastos. Opte por alimentação caseira, que além de mais barata é bem mais saudável, pois você fica a par de todas as etapas do preparo.

Pague as dívidas mais baratas

Não use cartão de crédito para pagar uma dívida que, de outro modo, teria uma taxa de juros inferior. Sempre optar pelo pagamento integral, do valor menor.

Fim de ano: época de pagamento

Nesse momento de final de ano, há uma grande possibilidade de se conseguir quitar valores devidos, porque credores precisam repor seus caixas e oferecem, muitas vezes, descontos vantajosos, que podem chegar a 90%.

Credito fácil para quem?

Tudo que é chamado pelo mercado de “crédito fácil”, só esconde dificuldades. As taxas de juros são muito altas e deixam as pessoas totalmente afundadas em dívidas, por isso deve ser um assunto proibido. Jamais recorra a esses expedientes, pois seria apenas trocar um problema pequeno por outro maior.

Evitar gastos com serviços bancários

Muita atenção aos gastos impostos por bancos, em termos de produtos e serviços oferecidos. Costumam representar também um sorvedouro de dinheiro. Se possível, limite sua conta bancária a apenas uma, para evitar problemas e dívidas.

As chamadas “vendas casadas” são outros exemplo de o quanto um banco pode ser persuasivo e empurrar seu cliente a ter gastos elevados. Trata-se de prática abusiva, porque segundo a legislação, comprar um produto para ganhar outro, em geral, é algo errado.

Carros

Cuidado antes de adquirir um carro, pois os gastos são diversos e, invariavelmente, altos. Estacionamento, combustível, impostos, seguro, reparos, podem chegar a custar um carro novo, a cada 36 meses. Portanto, pense bem antes de fazer o investimento.

Caso você esteja com a decisão de comprar um carro já tomada pense na questão do financiamento, pois também há uma série de juros e taxas embutidos no processo de pagamento.

Busque ajuda profissional

Sempre que precisar de ajuda para conduzir sua vida profissional, não hesite em buscar ajuda de instituições e organismos que protegem o consumidor. PROCONS de todo o país, Defensoria Pública, Ministério Público e advogados são importantes instâncias de auxílio ao cidadão.

 Como Controlar Bem o Dinheiro E Minhas Contas

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.