Como Aumentar O Número De Comentários Em Um Blog

Tempo de leitura: 3 minutos

Hoje em dia, escrever um artigo e obter um bom número de comentários nos mesmos, é uma coisa extremamente difícil de fazer acontecer. Atualmente, diversos blogs possuem um grande número de visitas em um só dia, mas são poucos os que conseguem fazer com que o leitor comente no artigo, pois a maioria dos leitores só quer obter informações e acabam deixando o blog depois de terem obtido as informações tanto procuradas.

Como Aumentar O Número De Comentários Em Um Blog

Um estudo feito por Jakob Nielsen, mostra que apenas 9% das pessoas que acompanham um blog, é que comentam nos artigos. Este número é extremamente baixo, mais ainda quando pensamos que esses 91% apenas lêem o artigo e nem se interessam em interagir com o autor ou os outros leitores.

Neste artigo, estarei passando-lhe algumas dicas para que você possa aprender a como aumentar o número de comentários em um blog ou artigo. Vejamos:

Incentive o leitor a comentar

Normalmente, quando colocamos alguma frase no final de cada artigo incentivando o leitor a comentar, o número de comentários cresce razoavelmente por algum tempo.

Então, faça com que os leitores de seu blog entendam que comentar é algo bastante simples, mas que gerar discussões e interações positivas dentro do cada artigo.

Dica: Sempre no final de cada artigo deixe alguma coisa incentivando o leitor a comentar, seja uma frase ou um texto curto, o importante é incentivar o visitante a se interagir com o conteúdo, com você e com os outros leitores.

banner meio artigo 2

Faça Perguntas ao decorrer do Artigo

Fazer perguntas aos leitores e visitantes de seu blog, é sem dúvida umas das formas mais eficaz de se comunicar com eles diretamente, fazendo com que os mesmos respondam suas pergunta em um simples comentário.

Não basta apenas fazer perguntas nos artigos, às perguntas devem estar em locais corretos, como no título do artigo, subtítulo ou na conclusão.

Então, faça perguntas criativas ao decorrer de um conteúdo, pois assim você poderá estar aumentando o número de comentários em cada artigo de uma forma bem simples.

Facilite a forma de Comentário do Usuário

Infelizmente, podemos encontrar facilmente na internet, blogs que obrigam o leitor a se registrar para poder enviar seu comentário.

Embora a estratégia seja bastante interessante, pois o dono do blog irá obter uma lista recheada de E-mails, isso impede a interação do usuário com o artigo.

Normalmente, esses sites e blogs que obrigam o registro para poder adicionar um comentário, não recebem muitos comentários nos artigos, pois ninguém tem paciência de preencher um formulário de dados, esperar receber um E-mail de confirmação, confirmar o registro no site/blog e só depois poder escrever um comentário para adicionar.

Então, procure facilitar a forma de comentário em seu blog, aumentando assim as chances de obter mais comentários.

Conclusão

Essas são algumas dicas que devem ser levadas em consideração quando o assunto é aumentar o número de comentários nos artigos. Se você ainda usa alguma delas, procure experimentá-las em seu blog, e compartilho conosco sua experiência.

E você, consegue obter muitos comentários em seus artigos? Deixe seu comentário expressando sua opinião ou experiência sobre o assunto.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

38 Comentários


  1. Oi Jônatas, realmente, interessante como as pessoas deixam de interagir quando visitam um site ou blog…como sei disso, toda vez que leio um artigo que gosto nesses veículos deixo meu “recado”, abçs


    1. Obrigado pelo seu comentario.

      Realmente muitos passam, mas não comentam. Creio eu que é por medo de não ser respondido ou por preguiça rsrs.


  2. Adorei as dicas. Infelizmente, já li um artigo desses, e ele dizia que não deviamos explicar tudo num post, para as pessoas pergutarem coisas, mas acho que isso é mau, pois as pessoas nem vão ler o artigo, mas se o artigo for supercompleto, as pessoas irão comentar, dar a sua opinião e agradecer pelo artigo.


    1. Obrigado pelo comentário.

      Devemos pensar sempre em ajudar as pessoas ao máximo através do nossos artigos, por isso devemos nos focar em conteúdo de qualidade.


  3. Conteúdo de qualidade parabéns, estou começando a blogar agora e sempre achei difícil
    conseguir chamar atenção do público

    obrigado pelas dicas


    1. Obrigado pelo comentário.

      Para chamar atenção do publico se resume a poucas coisas.

      1 Ser amigo do seus leitores
      2 Comentar em outros blogs do seu nicho
      3 conteúdo de qualidade (Não Copiar de ninguém)
      4 Ser Dedicado


  4. Olá Jônatas, como vai? 🙂

    Excelentes dicas e esclarecimentos que sem dúvidas são muito úteis para blogueiros de todos os nichos 🙂 Realmente a porcentagem de comentários com relação às visitas ainda é pequena, em meu blog sempre procuro incentivar os comentários recebendo bem os visitantes, respondendo todos os comentários e retribuindo os comentaristas, o que tem me trazido bons resultados nesta área, felizmente, além de amizades e boas parcerias 🙂
    Uma ótima dica que você os trouxe é a de facilitar o comentário retirando códigos, etc e tornando mais fácil comentar. Creio que é uma demonstração de consideração com os leitores e também motiva mais os que ainda não tem muito este hábito, ou tem preguiça rsrs

    Obrigado pela partilha 🙂
    Grande abraço!


    1. Obrigado pelo seu comentário!

      É muito bom receber um comentário, pois nos motiva a melhorar cada vez mias.

      Os meus comentários também são poucos, mas sempre procuro incentivar o leitor a comentar.

      Mais uma vez obrigado pelo comentário.


  5. Muito boa a dica, parabéns… viu já conseguiu vários comentários kkk, boa sorte amigo


    1. Obrigado pelo comentario Charles.

      Realmente ser por em pratica essas dicas o numero de comentário aumenta muito.


  6. Olá Jonatas, de fato é importante ter uma interação dos visitantes, ajudam inclusive a sentir de como foi a reação referente ao assunto do post, Parabéns pelo artigo e o blog no geral.

    Um forte abraço e sucesso!


  7. Outra forma para ganhar comentários é retribuindo o comentário no blog do leitor, pois o incentiva a comentar mais vezes e ele sempre voltará ao seu site.

    Excelente artigo,
    Abraço!


    1. Muito Obrigado pelo seu comentário.

      Realmente quando retribuímos com um comentário em outro blog, as chances de ganhar um novo leitor são grande.

  8. Igor Pereira

    Muito boa suas dicas, começarei a colocar em pratica hoje, obrigado mesmo.

  9. leal

    legal obrigado pela dica isso vaii me ajudar muito.. valeuu


  10. Tudo que foi escrito aqui eu já sabia. Acho importante aplica-los,. Fez bem citar isso aqui no Rei da Renda. 🙂

  11. SAURILLO

    estou começando nessa vida mas confesso que é desanimador, temos que ter muita persistencia e perseverança, foco, visão, técnicas, estratégias e objetivos porque se não o fracasso é inevitável.

    somos de uma cultura onde o povo não gosta de ler nem interagir facilmente com ninguém.

    gostei da dica.


    1. Obrigado pelo comentário Saurillo,

      Realmente é necessário muita persistência para se chegar em algum lugar.

      Abraço e sucesso.


  12. ola eu gostei muito das suas dicas pois eu estou começando agora com meu blog e se não for abusar queria pedir sua visita para você avaliar meu blog e ver como está
    á e muito obrigado pelas dicas.


  13. Jônatas, gostei muito desse seu artigo sobre como aumentar o número de comentários, pois isso que você disse é a pura verdade sobre o quê acontece, confesso que eu mesma na maioria das vezes entro em blogs, sites, só leio as notícias e saiu sem comentar, mais depois que passei a ter o meu blog sei com é chato, não ter um comentário!! Valeu pela dica!! Foi muito útil!!


  14. Meu marido e eu resolvemos registrar nossas viagens em um blog e assim poder passar as dicas adiante. Confesso que preciso aprender muito e nesta busca descobri seu site/blog e gostei muito dos artigos.
    Parabéns e muito sucesso!
    Quênia


    1. Olá Quenia Obrigado pelo seu comentário,

      Fico feliz que esteja gostando do blog.

      Abraço e Sucesso.

  15. Chaene Priscila

    Muito boa as dicas, vou começar utilizar-las.

  16. mariana

    obrigado pelos esclarecimentos, foi muito útil.

Comentários encerrados.