Como anunciar no Facebook sem gastar nada ou quase nada

Como anunciar no Facebook sem gastar nada ou quase nada? Nos últimos anos, o Facebook tem se tornado um ótimo lugar para se fazer negócios, principalmente por ser uma excelente fonte de leads, ou prospectos.

A quantidade de informações que é compartilhada diariamente via redes sociais é mais que suficiente para movimentar, e muito, os mais variados nichos de mercado, sejam eles físicos ou virtuais.

Para que esse potencial não se perdesse, foi criada a ferramenta de anúncios do Facebook, na qual empreendedores podem fazer investimentos em dinheiro para que suas lojas e produtos fiquem em evidência e se tornem assunto entre os usuários da plataforma.

O que poucos sabem é que é possível fazer anúncios no Facebook sem gastar nada, ou gastando-se muito pouco.

Como anunciar no Facebook sem gastar nada ou quase nada

Neste artigo, você vai aprender algumas técnicas, práticas e segredinhos que vão te levar a dominar os anúncios de Facebook em pouco tempo. E o melhor, sem gastar quase nada.

Como anunciar no Facebook sem gastar nada ou quase nada

A página e o anúncio

Tudo o que envolve o seu negócio no Facebook começa pela página, ou Fan Page. Ter uma página consistente e clara a respeito do seu negócio é o que vai fazer com que você crie uma audiência fiel e que eventualmente venha a comprar os seus produtos ou serviços. É na sua página que você fará os seus primeiros anúncios, mostrando um pouco do que você tem a oferecer aos seus potenciais clientes.

Esta é a sua fonte de anúncios gratuitos.

A página é, também, onde o seu negócio começa a criar uma identidade no Facebook e a possibilidade de mostrá-lo a tantos usuários representa uma grande chance de conseguir novos seguidores.

Com uma comunidade consolidada, é hora de investir na ferramenta de anúncios, que configuram como uma boa estratégia por aparecerem nos perfis de usuários com base em suas próprias pesquisas e interesses.

Portanto, investir nos anúncios significa atingir um público com grandes chances de ter interesses nos seus produtos e serviços, tendo grandes chances de aumentar os seus lucros.

Para anunciar, você precisa criar a página do anúncio. Atenção: esta não é a sua Fan Page, é o anúncio em si.

O anúncio pode direcionar o usuário para a Fan Page ou para o seu site, e pode aparecer na timeline ou na barra lateral do Facebook.

Criando um anúncio

É hora de criar a página do produto ou serviço que você pretende anunciar. Com a página criada, será necessário “fazer uma campanha”, buscar fãs que possam curtir e divulgar o seu anúncio. Por isso é importante ter uma Fan Page consistente e participativa. Depois disso, você precisa configurar o seu anúncio de acordo com as regras impostas pelo Facebook.

Depois de criado, o anúncio deve ser enviado para o contato de marketing do Facebook para que seja disponibilizado para os internautas, a partir de suas configurações página e demais preferências do perfil.

banner meio artigo 2

Para garantir que o anúncio seja bem sucedido e até mesmo passe pelo crivo do Facebook, o empreendedor deve garantir que contenha uma oferta clara e honesta, um público alvo bem definido – há muitas subdivisões na lista de opções – e que as pessoas entendam rapidamente a propaganda.

Se aprovado, o anúncio passa a integrar as timelines dos usuários que integram o perfil selecionado automaticamente.

Lucro gastando pouco

Como visto, as Fan Pages são gratuitas, mas os anúncios são pagos. À medida que o serviço de anúncios do Facebook cresce, também mudam as maneiras e os preços como ele é cobrado, de maneira que os usuários precisam estar atentos às atualizações que acontecem de quando em quando. De maneira geral, os anúncios cobrados pelo tipo – timeline ou barra lateral, por exemplo – e pelo tempo que eles ficam ativos.

No entanto, para começar a utilizar aos anúncios gastando pouco é importante procurar maneiras de otimizar um anúncio para que você obtenha bons resultados, mesmo que mantenha ele ativo por pouquíssimo tempo. Vamos pensar, então, em termos de ROI, ou Retorno Sobre o Investimento.

O raciocínio é simples: para fazer um anúncio, é preciso gastar algum dinheiro; então, o objetivo é obter o maior retorno possível para cada centavo investido.

Quando falamos de anúncios de Facebook, devemos ficar atentos a duas outras siglas: CTR (Taxa de Cliques) e CPC (Baixa de Preço do Clique). A ideia é criar anúncios que tenham uma um CTR elevado, ou seja, uma alta taxa de cliques.

Isso fará com o que o Facebook dê mais tempo de antena ao anúncio, ao mesmo tempo em que os cliques sofrem uma baixa de preço (CPC). Isso quer dizer que um bom anúncio fica no ar por mais tempo e você paga menos por cada clique.

Confira algumas dicas para otimizar a eficiência dos seus anúncios no Facebook e, consequentemente, diminuir os seus gastos:

Valorize o tempo do cliente

Seja o mais direto possível. Não mande mensagens criptografadas ou pela metade. Informe o preço do produto ou serviço no texto ou até mesmo no título, se preciso. Isso pode não fazer maravilhas pela sua CTR, mas com certeza terá efeitos no seu ROI, pois o cliente irá para a sua oferta preparado e sabendo que você valoriza o tempo dele.

Foque no SEU público alvo

Se você pode escolher quem vai ver o seu anúncio, foque a sua energia em quem tem potencial para concretizar compras, aumentando o seu ROI. As opções de público do Facebook são incrivelmente detalhadas. Use-as ao seu favor. Focando no seu nicho você melhora também a sua CTR.

Escolha bem a imagem

Imagens são fundamentais. Humanos são seres visuais, acima de tudo. Você pode tentar inovar e fazer testes quando achar pertinente, mas convenciona-se que o fundo branco com um crop em detalhe do produto com as medidas 110×80 trazem melhores resultados e maiores CTRs.

Visualizações X Cliques

Outra diferenciação no pagamento de anúncios é que ele pode ser feito por visualizações (COM) ou por cliques (CPC). O objetivo do anunciante é, no entanto, sempre conseguir cliques mais baratos.

No caso das ofertas CPC, você coloca o anúncio no ar sabendo qual o valor máximo a ser pago por clique. Já no caso do CPM, esse valor está diretamente ligado ao CTR alcançado, isto é, a quantos cliques forem gerados a cada 1000 visualizações.

O ideal é que o anunciante teste os dois métodos e utilize o que lhe de um maior ROI.

Como anunciar no Facebook sem gastar nada ou quase nada

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre o autor | Website

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

chamada

100% livre de spam.