9 Dicas Para Monetizar Um Blog

9 Dicas Para Monetizar Um Blog

Uma nova tendência de mercado vem se despontando com o crescimento da internet, o investimento publicitário no universo digital. Em 2014, pela primeira vez na história, o mercado publicitário teve um aporte maior de investimentos na web do que na televisão.

Isso significa uma mudança estrutural no mercado de mídia online.

Redes Sociais e Blogs são o principal atrativo do mercado publicitário.

9 Dicas Para Monetizar Um Blog

Há muito esses veículos de comunicação midiática deixaram de ser apenas um hobby ou distração de seus autores e passaram a ser uma forma de empreendedorismo digital.

9 Dicas Para Monetizar Um Blog

Aumento do Alcance e foco no público-alvo

O grande atrativo e diferencial que as marcas têm encontrado para investirem em blogs é a segmentação do público-alvo.

Se o Alcance de um anúncio na televisão podia chegar de 4 a 5 espectadores por domicílio (média de cálculo) em um blog esse Alcance é cada vez mais direcionado e volta como retorno de investimento.

A infinidade de assuntos que podem ser tratados nos blogs segmenta o mercado e o anunciante sabe exatamente para quem está exibindo seu produto. Diversas ferramentas podem ser utilizadas para a mensuração de resultados dos investimentos publicitários feitos na internet, e saber como articulá-las é um grande negócio para um empreendedor online.

Ferramentas de mensuração de resultados online

Se você pretende investir na internet sua verba de publicidade ou se você tem um blog e pretende ganhar dinheiro com ele, antes de tudo é preciso conhecer as ferramentas disponíveis para mensuração de resultados de investimentos publicitários online. Google Analytics é uma ferramenta gratuita que o Google coloca à disposição e utiliza para fazer as métricas de visualização de publicações.

Um bom analista de mídias sociais pode fazer um excelente trabalho com as informações extraídas dessa ferramenta. YouTube Insigths é a ferramenta utilizada pelo canal de vídeos para rastrear o perfil de consumo de seu público-alvo. Com ele é possível saber em que ponto do vídeo houve a desistência de interesse pelo usuário.

Essa perspectiva muda, inclusive, o mercado publicitário e a métrica utilizada desde a segunda geração da televisão brasileira em relação à secundagem dos comerciais.

Outras ferramentas são encontradas na internet para mensuração de resultados de investimentos publicitários online. Dessa forma, o investidor ou blogueiro pode acompanhar o crescimento do seu investimento de visualizações, direcionando da melhor maneira possível os acessos e investimentos.

Essas ferramentas podem ser desenvolvidas por meio de softwares ou colocadas à disposição dos usuários nas Redes Sociais, como as mais conhecidas Twitter e Facebook. O bom analista saberá como extrair o melhor custo benefício dessa relação entre investidor e blogueiro.

Como fazer de seu blog uma mina de dinheiro

Muitos dos relatos de blogueiros bem-sucedidos têm em comum o fato de terem começado seus blogs por diversão. A partir do sucesso de seus posts e do número de seguidores, os investidores começaram a aparecer e o blog passou a ser, além de mera distração, uma fonte de renda. Mas, como chegar ao ponto de ter um blog com acessos que ultrapassam o número de habitantes de grandes metrópoles brasileiras?

Uma das possibilidades de se utilizar o blog para ter retorno financeiro é o Adsense, um serviço de publicidade oferecido pelo Google que permite a divulgação de pequenos anúncios em páginas específicas.

banner meio artigo 2

E qual a vantagem do Adsense? Esse serviço funciona como um jogo de ganha-ganha. O pequeno anunciante, que não tem verba suficiente para campanhas vultosas, pode utilizar o serviço por meio do Adword.

Esses anúncios aparecem em portais específicos, a partir do cruzamento de dados da internet, de forma que se alguém procura um blog de saúde terá em seus anúncios relacionados produtos que tenham afinidade com o tema do blog.

O blogueiro, por sua vez, conseguirá fidelizar seu público-alvo, visto que os assuntos tratados em seus post terão conteúdo direcionado ao que o internauta procura, e ainda informações a mais, adquiridas por meio desses anúncios.

O leilão da Publicidade

Nesta parte chegamos ao Adword, um criterioso sistema de busca do Google que funciona como um leilão publicitário. Funciona da seguinte maneira: O anunciante diz quanto está disposto a pagar para que seu produto esteja entre os primeiros das páginas de busca do Google.

Quem der o melhor lance leva a melhor posição. Simples não? Parece, mas é preciso muito trabalho do analista de redes sociais, um braço da publicidade, para que o dinheiro do anunciante não seja desperdiçado.

Estudos apontam que se não houver um verdadeiro acompanhamento dos investimentos na rede, o que poderia ser uma mina de ouro investindo pouco e tendo muito retorno pela segmentação é tudo jogado por água abaixo.

Assim, embora o blogueiro tenha à disposição uma série de ferramentas para auxiliá-lo no sucesso do seu blog, uma boa capacidade analítica será fundamental para entender como tirar o melhor proveito dos investimentos. Prova disso são os muito bem-sucedidos blogs de moda.

Cada vez mais, meninas antes desconhecidas do grande público recebem salários compatíveis ao de altos executivos em virtude de seus posts em blogs que começaram como brincadeira. Saber articular uma boa ideia e um senso de empreendedorismo por parte do blogueiro é o que garantirá o sucesso do blog e o retorno tão esperado pelos anunciantes. Nessa parceria, todos saem ganhando.

9 dicas para ter retorno financeiro com seu blog

1. Estabeleça seu público-alvo

Defina para quem você quer escrever. Pode parecer estranho, em um universo tão abrangente como a internet, mas os assuntos de interesse dos internautas são segmentados. Quem procura temas como saúde e bem-estar pode estar em busca também de atividades físicas e boa alimentação.

2.Saiba utilizar as ferramentas de análise online

Aprenda mexendo e utilizando os tutoriais dessas ferramentas. O domínio desses dados pode potencializar seus investidores.

3.Mensure os resultados de seu blog

Número de visitantes, tempo de permanência, posts mais visualizados, assuntos mais comentados. Esses dados trarão cada vez mais anunciantes interessados em seu blog.

4.Mantenha o foco

Estabeleça metas e mantenha o foco de seu blog. Pense nisso quando for diversificar as atividades e os canais que você usará na internet.

5.Crie uma lojinha virtual

Comercialize artigos afins à atuação do blog. Nessa etapa você pode procurar também licenciamentos de produtos.

6.Mescle as redes sociais e canais de comunicação

Alguns blogs de sucesso diversificaram sua atuação para outros canais na internet. Essa estratégia aumenta a visibilidade e também a atuação do blog.

7.Crie aplicativos para seu blog

O uso de smartphones permite que o leitor fiel de seu blog possa seguir as publicações por qualquer meio.

8. Faça parcerias

Estabeleça parcerias com fornecedores e outros blogs. Essa estratégia cria uma imagem positiva do blog e os leitores o veem com simpatia.

9.Realize promoções

A partir das parcerias estabelecidas você pode também promover um produto por meio de promoções. Tenha cuidado somente para não caracterizar a “venda casada”, pois a prática é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Publicado por

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.