Fazer Um Blog Relevante

7 Dicas Para Fazer Um Blog Relevante Para Seus Leitores

7 Dicas Para Fazer Um Blog Relevante Para Seus Leitores

No Brasil, os blogs estão começando a serem levados a sério no quesito reconhecimento profissional e financeiro. Um exemplo é a revista EXAME que colocou o livro “5 passos para o Planejamento Financeiro” na lista dos melhores livros de 2012 sobre Finanças. Detalhe: ele é virtual; está no Hotmart.

Tal como este exemplo, os mais leigos estão percebendo a força da blogosfera, mas muitos não sabem nem por onde começar.

Criar um blog relevante é fundamental para que os visitantes queiram ler o seu projeto e conhecer mais sobre o seu trabalho. É apenas quando eles estão satisfeitos que você aumenta a lucratividade do seu projeto, pois eles realizam compras e voltam mais vezes, gerando visualizações de página.

7 Dicas Para Fazer Um Blog Relevante Para Seus Leitores

De todo o modo, o termo “relevante” é abstrato, não é mesmo? O que significa “tornar um blog relevante”? Quais medidas um blogueiro deve tomar para que alcance tal objetivo e veja os frutos sendo colhidos?

Abaixo você conferirá nossas dicas!

Fazer Um Blog Relevante

Melhores 7 dicas para fazer um blog relevante para seus leitores

Um blog sem domínio próprio, com layout ruim e conteúdo fraco não obtém bons resultados de maneira duradoura. Tornar o seu projeto relevante significa fazer com que os leitores queiram ler o seu blog!

Quando alguém assina a sua lista de e-mails, é um forte sinal de que ela achou o conteúdo bastante interessante. Além disso, seu negócio se torna mais sustentável, pois é pelo relacionamento que você construir com seus seguidores que ditará o futuro do seu projeto.

E são nestes detalhes que você deve focar: tempo médio na página, taxa de rejeição, Curtir no Facebook, seguidores no Twitter, entre outros. Confira nossas 7 dicas para fazer um blog relevante para seus leitores e dar mais um passo rumo ao sucesso!

1# – Aprender sobre o nicho

Para um blog ser relevante, o conteúdo precisa, obrigatoriamente, ser relevante, concorda?

Por mais bonito que o layout seja, quando a pessoa ler o texto, perceberá que faltam detalhes e entendimento sobre o assunto.

Tenha em mente que isso pode ser fatal para seu projeto, pois é impossível fazer um blog relevante para seus leitores se você não domina bem o assunto que deseja abordar.

Você pode abrir blogs em quaisquer nichos, mas, procure estudar sobre o que pretende escrever, já que o conteúdo tem que ser de qualidade.

Quando você achar extremamente inviável entender sobre o assunto, pense na possibilidade em investir em um redator capacitado, capaz de trazer conteúdo único e relevante.

Com isso, você pode ter mais tempo livre para se dedicar ao seu projeto quando tem alguém para criar conteúdo para o mesmo, mas saiba que essa estratégia deve ser muito bem pensada e analisada antes de colocar em prática no seu negócio.

Uma dica é ler bastante sobre o assunto em blogs concorrentes. A ideia não é plagiar, mas, sim, verificar como eles abordam o tema e quais os assuntos que eles mais trabalham acerca do nicho. Assim, você terá um caminho mais claro para o seu futuro!

2# – Postar com frequência

Não adianta escrever um ótimo artigo, fruto de muito estudo, e esquecer o seu projeto.

Para tornar o seu projeto relevante ao leitor e, possível, fã, é necessário criar conteúdo com uma boa frequência, sem que os artigos atropelem uns aos outros, mas também oferecendo boa leitura diversas vezes por semana.

Procure criar dias específicos de publicações, pois assim o leitor saberá quando deve voltar ao seu blog para ler o artigo ou ficará atento a caixa de entrada, caso tenha assinado a lista.

Quanto mais artigos houver em seu blog, mais conteúdo terá indexado nos mecanismos de busca e, consequentemente, aumentará suas visitas. Isso é sinal, também, de maior lucratividade!

banner meio artigo 2

Logo, trabalhe com uma boa frequência em seu projeto, pois você e o seu leitor só terão a ganhar.

3# – Diversificar as categorias

Não adianta trabalhar com algo muito restrito, pois as ideias cessarão e acabará tendo muitas repetições. Além disso, quanto mais temas você abordar dentro do seu nicho, mais o seu blog se tornará relevante.

Vale lembrar que ao escrever sobre diversos assuntos ligados ao tema, você poderá vender mais, logo, aumentar a rentabilização.

A dica que fica, então, é diversificar as categorias do seu blog. Em um blog sobre Investimentos, por exemplo, você pode falar de renda fixa e renda variável, onde em cada uma delas escolherá os principais investimentos. As ideias nunca acabarão e você não fugirá ao tema proposto.

No entanto, não exagere criando muitos categorias, pois você pode se perder e acabar não dando atenção  a nenhum assunto especifico, e isso é ruim para seu projeto.

4# – Ter atitude

Colocar artigos no seu blog e esperar que as visitas apareçam de uma hora para a outra é dar um tiro no próprio pé. É necessário tomar atitudes que o tirem da zona de conforto, possibilitando um avanço mais acentuado e contínuo.

Caso o seu blog seja sobre carros, por que não realizar cobertura de eventos relacionados ao tema?

As assessorias adoram quando há veículos querendo noticiar seus eventos, pois, seja pequeno ou não, é mais um veículo divulgando-os!

Este foi só um exemplo. Você pode entrevistar pessoas e fazer artigos especiais, criar um infoproduto e oferecer aos leitores, entre outros. Quanto mais você ousar, mais relevante o seu blog se tornará e mais dinheiro e reconhecimento você ganhará!

5# – Investir em um diferencial

Qual o motivo que levará o seu leitor a deixar um site de confiança para passar a ler o conteúdo do seu projeto? Pense nisso! Você precisa, obrigatoriamente, oferecer um diferencial, ou seja, algum detalhe extra que torne o seu conteúdo mais rico do que os dos concorrentes.

Este diferencial depende de cada nicho e cada empreendedor. Portanto, pare para refletir sobre isso e encontre algo que torne o seu projeto mais rico!

Por exemplo, se o seu concorrente escreve 3 artigos por semana você pode passar a produzir de 4 a 5 textos semanalmente, ou seja, você cria um diferencial para seu negócio, influenciando o mesmo positivamente.

6# – Ouvir seus leitores

Seu objetivo é tornar seu blog mais relevante para os leitores?

Então, ouça tudo que eles têm a dizer! Esta dica não poderia ser mais óbvia, mas muitos blogueiros se esquecem de prestar atenção nisso.

Tenha uma página de contato de fácil acessibilidade e responda os e-mails sempre que possível. Além disso, abra espaço para comentário nos artigos e marque presença em tudo que elogiarem, criticarem ou perguntarem.

Afinal, é os leitores que fazem um blog se destacar na multidão, por tanto, não descarte de forma alguma a opinião de sua audiência, pois a chave do sucesso está aí.

7# – Botar as dicas em prática

Por fim, a nossa sétima dica é dizer que você deve seguir as seis dicas acima. Ler (e fechar esta página) não será o suficiente para mudar o rumo dos seus negócios.  Você precisa coloca-las em prática!

Tudo que foi dito é comprovado pela experiência de muitos profissionais de blogs. Compartilhe nossas 7 dicas para fazer um blog relevante para seus leitores e deixe salvo nos seus favoritos para futuras leituras.

Conclusão

Fazer um blog relevante e que agregue valor as pessoas é algo que devemos buscar sempre.  Por tanto, busque se aperfeiçoar para sempre satisfazer seus visitantes e clientes.

Garanto que com dedicação e vontade de ajudar é bem provável que o seu projeto se torne uma referência rapidamente, pois é quase impossível que o público não o reconheça.

Por isso, trabalhe duro e sempre dê o máximo de si para fazer um blog relevante para todos.

E você, sabe fazer um blog relevante para seus leitores? Deixe seu comentário!

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Publicado por

Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

4 comentários sobre “7 Dicas Para Fazer Um Blog Relevante Para Seus Leitores”

  1. Olá Jônatas !

    Sábias dicas ! O grande segredo é a formação e o fortalecimento do relacionamento com nossos leitores ! Precisamos sempre de diferenciais e muito trabalho !

    Parabéns pelo artigo !

    Abraços

    1. Olá Valéria, obrigado por comentar,

      Exatamente, seguindo essas dicas milenares rsrsr é certeza de sucesso.

      Abraço e Sucesso.

Os comentários estão fechados.