6 dicas de Como Criar Artigos de Qualidade para um Blog

Sabemos que atualmente ter um blog é imprescindível para gerar resultados através do marketing de conteúdo. Porém, apenas alimentar a plataforma com artigos não é suficiente.

Pois todo conteúdo que tenha intenção de gerar resultado, deve ser feito com relevância e qualidade. Caso contrário, “serão meras palavras jogadas ao vento”.

Partindo desse princípio, o artigo de um ‘blog bacana’ precisa, de fato, fazer a diferença na vida dos usuários. Mas como isso é possível? Como podemos criar artigos altamente cativantes, que deixem os leitores satisfeitos e com vontade de continuar lendo?

6 dicas de  Como Criar Artigos de Qualidade para um Blog

Existe uma série de técnicas que tornam isso acessível, mas separamos 6 dicas que consideramos matadoras na hora de criar artigos de qualidade no blog! Vamos conferir?

6 dicas de  Como Criar Artigos de Qualidade no Blog

Ter relevância

Não poderíamos começar nossa lista de maneira diferente. Ser relevante é um dos primeiros requisitos de um texto de qualidade. Bem, para ficar muito bem explicado, vamos ver o que quer dizer isto: “Relevância é particularidade do que é relevante, que possui importância.

Lado vantajoso de alguma coisa”. Isso deixa bem explicado que seus artigos devem ter importância para seus leitores, bem como apresentar vantagem para eles.

Mesmo que os textos publicados por você não sejam criados com as melhores técnicas de redação web, se realmente apresentar informações úteis, que façam a diferença na vida dos seguidores, ele está sendo relevante. Pode parecer redundante, mas é dessa forma: “Conteúdo tem que ter conteúdo”.

Mostrar autoridade

Essa dica está atrelada a primeira, pois ter autoridade é ser relevante. Mas nesse caso ter autoridade é se mostrar especialista na sua área de atuação. Nós temos a tendência de seguir o conselho de especialistas.

Quando vamos ao médico, o que ele diz vira lei. Fazemos tudo (pelo menos teoricamente) que ele nos aconselha. Da mesma forma é quando contratamos um consultor em nossa empresa.

Portanto, seu texto deve dar a mesma ideia. Seu leitor deve ter certeza que você entende bem do assunto escrito. Como se ele, ao final de cada leitura, pudesse dizer “Esse cara sabe o que diz”, ou “Essa empresa é mesmo boa em textos para web”, etc.

E para finalizar essa dica, revelamos o que é definitivo para ter autoridade em alguma área: ter o máximo de conhecimento sobre ela.

Ter SEO

Você já deve ter ouvido falar isso, mas saiba que hoje em dia o SEO é muito mais que aplicar palavras chave no texto. Os algoritmos dos motores de busca evoluíram e estão cada vez mais exigentes. Espalhar termos de busca no corpo do conteúdo não basta, é preciso que eles tenham qualidade e que remetam ao seu nicho.

banner meio artigo 2

Aproveitando esta dica, ressaltamos que todo conteúdo criado deve ser altamente compartilhável. Ou seja, a chamada, o título e a própria essência deve funcionar bem ao ser compartilhado no Facebook, retweetado no Twitter, receber um +1 no Google+, comentado no LinkedIn, etc. Fazendo isso você estará decretando a aprovação e o tráfego de sua plataforma nos motores de busca.

Ser criativo

Esse conselho vai de encontro à ideia de que “o mesmo inovado se torna novo”. Em muitos casos, é a criatividade que torna seus artigos altamente apaixonantes. Falar do mesmo assunto com criatividade é um dos pontos chave de um blog de qualidade.

Significa que você precisa ir na contramão de seus concorrentes. Se eles escrevem sobre e-mail marketing, e você também, seu artigo deve ser mais criativo que o dele.

Algumas formas de usar a criatividade em seus artigos é fazer títulos dinâmicos, chamadas cativantes, acrescentar histórias no corpo do texto (storytelling), citar dados informativos, expor pensamentos de profissionais renomados, enfim, tudo o que fuja do lugar comum e que esteja dentro do bom senso.

Ser escaneavel

Se você nunca tinha se deparado com esse termo, a gente explica. Um texto escaneavel é um texto fácil de ser lido e gravado. Para isso você precisa estar atento a algumas regras básicas de redação web, como:

Uso de negritos em frases especiais – Quando o leitor faz uma leitura dinâmica, seja por pressa ou preguiça de ler o texto todo, tende observar pontos chaves do texto. Destacar palavras ou frases em negrito irá ajudar nesse sentido.

Uso de Bullet Points e listas – Não sei se reparou, mas estamos praticando isso agora. Destacar informações em pontos ajuda o leitor a assimilar a mensagem. Faça bom desta técnica!

Parágrafos curtos – Diferente da redação impressa, os textos de seu blog devem apresentar parágrafos curtos, para não ficar maçante e espantar quem não curte ler. Alguns redatores dizem que o máximo de linhas de um parágrafo deve ser de 5 a 7, ou menos.

Uso de subtítulos – Dividir seu artigo em blocos, usando subtítulos é essencial para tornar seu texto de qualidade, no padrão web, altamente escaneavel aos olhos do leitor.

Sequência lógica/Pirâmide invertida

Para você ficar ainda mais informado, resolvemos unir duas dicas a uma. A primeira é redigir seus artigos com uma sequência lógica. Isso que dizer que você precisa pensar no texto como uma construção.

Deve haver princípio, meio e um fim (introdução, desenvolvimento e conclusão). São os mesmos princípios de redação que aprendemos no ensino médio, mas muitos se esquecem disso, passeando por vários assuntos no artigo, sem manter a ideia consistente, “fechada”. Para facilitar, veja uma das formas de fazer seu texto ter uma sequência lógica em 6 passos:

  1. Apresente o tema;
  2. Desenvolva a questão;
  3. Apresente a solução;
  4. Inclua dados e informações extras;
  5. Faça um resumo do que foi acrescentado;
  6. Deixe uma questão em aberto para promover ação dos leitores.

Diferentemente dos textos offline, a redação web geralmente é feita em forma pirâmide invertida. Ou seja, ao invés de iniciar e desenvolver levando o leitor ao clímax, se apresenta a ideia principal logo de cara, expondo o ponto alto da mensagem, e termina-se com as informações menos importantes.

Então, o que achou de nossas 6 dicas? Pronto para fazer os textos de seu blog decolarem?

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre Jônatas Leite

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

2 Comentários

  1. Paulo

    Mararavilha. Essa materia tenho certesa que vou tirar bom proveito dela.

Comentários encerrados.