Gestão de Blogs Jônatas Leite

10 Dicas Para Ter Um Blog De Sucesso

Quem nunca pensou em ter um blog, não é mesmo?

E este pode ser tanto uma página pessoal, como algo mais comercial e com um tema específico.

Talvez ambas as coisas. Mas quais são as etapas e dicas para criar e, claro, manter um blog de sucesso?

Posso garantir que há inúmeros fatores que influenciam o sucesso de um blog ou simplesmente o fato de você conseguir ganhar dinheiro.

10 Dicas Para Ter Um Blog De Sucesso

Confira o conteúdo a seguir, feito para quem deseja ser um grande expert!

10 Dicas Para Ter Um Blog De Sucesso

1# – Conheça as plataformas

Bom, para se ter sucesso em qualquer âmbito deve-se saber agir com calma, pois nada se consegue do dia para a noite.

Portanto, primeiramente o blogueiro/a iniciante deve conhecer a maioria, ou pelo menos as principais, plataformas para blogs. Ou seja, o site que armazena e apresenta todo o conteúdo da página.

Atualmente as principais e mais utilizadas plataformas para blogs no Brasil e em outros países são o Blogger e o WordPress. Ambas as plataformas oferecem funções semelhantes e são muito eficientes na criação e manutenção de um blog, as duas oferecem um serviço de qualidade.

Além disso, tanto no Blogger como no WordPress não existirem custos quanto à hospedagem do blog. Isto se o blog em questão não contar com domínio próprio, falaremos disso mais adiante.

2# – Personalizado a partir do tema

A primeira e mais notável diferença entre as plataformas entre os blogueiros é em questão de personalização e customização do blog. O WordPress é mais diversificado quando falamos de aparência e personalização de uma página, enquanto o Blogger oferece opções mais limitadas e simples.

Além do Blogger e do Worpress há outras opções disponíveis na internet para plataformas, fáceis de encontrar e muitas delas gratuitas, cada qual com suas características. Porém, até hoje, as que mais se destacam e as que mais alcançam popularidade ainda são Blogger e WordPress.

O importante é investir, conforme seu blog cresce, em personalização e na aparência do blog. Por tanto, recomendo você ler este artigo aqui.

Além de também considerar um domínio próprio, ou seja, um endereço para sua página que não leve o nome de nenhuma plataforma, mas o próprio nome do blog. Isso pode ser feito a partir da compra de domínio pela internet e deve ser um fator a ser levado em conta não inicialmente, mas após algum tempo de repercussão da página.

3# – Criação de conteúdo e nicho

A parte mais indispensável na internet com certeza é o conteúdo. Portanto todo o conteúdo escrito ou em forma de imagens e/ou vídeos deve ser original e bem escrito e editado. Faz toda a diferença! Dedique um tempo para a manutenção de sua página. Seja este diário, semanal ou mensal, fica a critério pessoal do blogueiro/a.

Outra parte importante antes de fazer um blog é a escolha do nicho, que basicamente seria o tema, da página.

Atualmente vemos na internet a existência de muitos blogs femininos, (que contam com resenhas de produtos, tutoriais de maquiagem e etc). Blogs com cunho literários (muitos deles disponibilizando resenhas de livros e filmes).

Enfim, há diversos nichos para blogs, infinidades de temas e o melhor: a escolha é toda sua. Entretanto para que seu blog lhe gere lucros além da qualidade e da dedicação ao conteúdo também deve se prezar por conteúdos rentáveis e populares. Se por acaso você não tenha interesse por nenhum assunto popular na web, não desista. Invista no que gosta e no que sabe escrever, e se destaque fazendo o seu melhor!

4# Invista na reotimização de seu conteúdo

Apenas escrever artigos e anexar imagens e vídeos na sua página é o suficiente para obter sucesso com seu blog? Não!

banner meio artigo 2

Há alguns truques e técnicas indispensáveis para se obter mais visualizações na web. Entre eles está a utilização de palavras chaves em seu texto e nos títulos e subtítulos de suas matérias/artigos no blog.

Isso pode ser feito de melhor forma com o auxílio de uma ferramenta chamada Google Analytics, que lhe permite configurar as palavras chaves de entrada de seu blog e, consequentemente, trazer mais repercussão para sua página.

Com o Google Analytics se consegue inclusive, isso quando utilizado e forma correta, até uma posição mais destacada no Google. Por exemplo: pesquisar qualquer assunto na internet e veja quais os primeiros dez sites a aparecerem em sua pesquisa. Estes são os sites que o Google identifica como os com mais visualizações, ou seja, com o conteúdo correspondente a duvida ou questão da pesquisa.

5# – Analise Seu Desempenho

Como já dito acima o Google Analytcs é uma ferramenta fundamental para um blog de sucesso, além de favorecer a visualização e destaque de sua página pessoal o Google Analytics ainda pode analisar constantemente o desempenho de seu blog.

Com esta função em mãos você tem acesso a detalhes como: quais os posts mais lidos, quantidade exata de visualizações e progressão exata da popularidade do blog, palavras chaves mais utilizadas e mais eficientes. Dentre outras funções. Pesquise, leia sobre e torne a ferramenta Google Analytics uma aliada.

6# – Divulgação e propaganda inteligente

Técnicas de SEO e conteúdo em dia são necessários então para que eu tenha um blog de sucesso e lucre com ele? Não necessariamente.

Como tudo no mercado um blog também necessita de divulgação, seja esta inicialmente feita por meio de redes sociais ou no blog de amigos e conhecidos. E até mesmo através de parcerias. Um blog, por exemplo, cujo nicho seja maquiagem pode futuramente vir a fechar uma parceria com uma ou mais linha de cosméticos.

Ou seja, enquanto o blogueiro/a divulga os produtos da linha através de seu conteúdo na web a empresa da linha de cosméticos patrocina e/ou divulga (temporariamente ou não) o blog.

7# – Faça parte da blogosfera e esteja sempre conectado

Indispensável para que se tenha sucesso, destaque e lucratividade com um blog! Conhecer bem o tema ou temas com os quais irá desenvolver conteúdo e estar por dentro dos principais e melhores blogs do mesmo tema que o seu e de outros nichos diversos é essencial.

Quem sabe não se consegue uma parceria com um blog reconhecido e desta forma você consiga uma divulgação mais exclusiva? Esteja a par do mundo dos blogs, você agora faz parte dele.

8# – Mantenha-se atualizado e dentro das notícias

Todos já ouvimos falar sobre a importância de se estar a par dos fatos e notícias do Brasil e do mundo.

Não tem o habito de ler jornal enquanto toma um bom café? Então considere incluir este hábito em seus dias, ou pelo menos uma vez em sua semana. Isto porque em praticamente qualquer temática de um blog as notícias poderão influenciar e trazer mais repercussão a pagina.

Exemplo simples: um blog literário ganha mais destaque durante a exposição da Bienal do Livro, não seria importante abordar os acontecimentos e o desenrolar do evento no blog?

Certamente sim.

9# – Use e abuse dos agregadores de conteúdo

Para quem não conhece os agregadores de conteúdo são utilizados para que se receba conteúdo em seu blog, Explicando de forma mais clara este agregadores podem lhe enviar centenas e até milhares de visitas em poucas horas. Para conseguir alcançar tal escala de visualização na web você deve submeter seu conteúdo aos agregadores abaixo:

  • Colmeia
  • Dihitt
  • Ueba
  • PT Notícias
  • Diga Cultura
  • Linkk

10# – A tão importante escolha do nome!

E por último, mas não menos importante: a escolha do nome do blog. Primeiramente vamos deixar claro que o título do seu blog na página pode ser diferente do título que o blog leva em seu endereço.

Mas, digamos que para quem deseja lucrar como blogueiro/a optar por endereço e títulos diferentes talvez não seja uma boa ideia.

A grande maioria dos blogs que alcançou destaque não utiliza título e endereço diferentes. Procure dar atenção extra ao nome de seu blog, escolha algo chamativo e original. Talvez não seja uma tarefa fácil ou rápida, mas fará toda diferença.

DICA EXTRA: Conheça o Método Perfeito Para Criar uma Máquina Automática de Vendas Online que Rende Até R$ 8.253,97 por mês, e Faturar Mais a Cada Mês. Clique Aqui e Saiba Mais!

Sobre o autor | Website

Jônatas Leite é Empreendedor Digital , Profissional em Marketing Digital. Tem paixão pelo Empreendedorismo Digital e tem como objetivo principal ajudar as pessoas a ganhar dinheiro na internet.

chamada

100% livre de spam.